Carreira

O papel do CEO mudou: as novas habilidades para chegar ao topo

Diane Brady e Jena McGregor

A missão de um CEO costumava ser bastante simples. Mas à medida que o mundo mudou, também mudaram as exigências do cargo — e as habilidades necessárias para ter sucesso nele. 

1. CEO precisa ter inteligência emocional

A inteligência emocional se torna mais importante à medida que aumentam as demandas para que os CEOs se envolvam em polêmicas. A expectativa sobre o posicionamento dos CEOs é enorme.

2. Os conselhos precisam ser mais ousados

Jim Citrin, que lidera o treinamento de CEOs da consultoria Spencer Stuart, argumenta que muitos conselhos estão sendo conservadores demais em um momento em que precisam de coragem para fazer escolhas ousadas.

3. Diretores financeiros têm mais chances

Os CEOs mais bem-sucedidos foram aqueles promovidos de alguns níveis abaixo; os menos, eram CEOs que vinham da função de CFO. 

4. Experiência pública é desejável para o CEO

Uma passagem como diretor de marketing ou de clientes pode ser essencial para administrar empresas voltadas para o consumidor.

5. Progresso na diversidade

Seja qual for a formação, um sinal promissor é que os novos CEOs são mais propensos a serem mulheres ou pessoas negras. Dos 682 CEOs pesquisados no relatório da Crist Kolder, 7,3% eram mulheres em 31 de julho deste ano.

6. O poder da resiliência

Matthew Smith, coach executivo e ex-diretor de aprendizado da McKinsey diz: “Líderes que se adaptam rápido diante das oportunidades vão superar aqueles que confiam demais nas habilidades e hábitos que os levaram ao topo. ”