12 de dezembro, 2022
Redação
Existem três principais fatores que nos induzem a gastar mais no fim do ano: superexposição, esgotamento do ego e efeito manada. Veja a seguir algumas dicas para resistir às compras desenfreadas
Um estudo descobriu que quando as pessoas são expostas a uma determinada ideia ou item repetidamente, sua atitude em relação a ele se torna mais favorável. Isso é chamado de viés de exposição.
1. Superexposição
A temporada de compras natalinas também promove o que os psicólogos chamam de “esgotamento do ego”, quando somos expostos a muita informação e ficamos suscetíveis a fazer compras inconscientes.
2. Esgotamento do ego
O efeito de adesão (também conhecido como efeito manada) é um fenômeno psicológico que nos leva a fazer ou a acreditar em algo apenas porque outras pessoas estão fazendo.
3. Efeito de adesão
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar ser levado pelo movimento das compras natalinas: •Não se apresse nas decisões; •Espere 24 horas e repense se a compra vale a pena; •Faça uma lista de prós e contras; •Avalie se o produto agrega valor.