15 de fevereiro, 2023
Jamie Carter
Você é um observador da Lua? Se não, é provável que possa se tornar em 2023.
Neste ano, observadores do céu e entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar dois tipos raros de eclipses solares, além de várias “superluas”, um eclipse lunar parcial e algumas belas conjunções da Lua e dos planetas.
Aqui estão sete eventos raros e fascinantes que acontecerão no espaço em 2023:
1. A Lua protagonizará dois tipos raros de eclipses solares
Em 20 de abril de 2023, um raro eclipse solhar híbrido, combinação de um eclipse solar total e um eclipse anular de “anel de fogo”, trará uma curta totalidade arrepiante para a Austrália Ocidental, Timor Leste e Papua Ocidental.
2. Teremos 13 Luas Cheias em 2023
Quando falamos de um ano, estamos nos referindo a um ano tropical – quanto tempo a Terra leva para orbitar o Sol. São 365 dias. No entanto, a Lua tem seu próprio ano que dura 354 dias – o tempo necessário para 12 lunações.
Tudo o que precisa acontecer para haver 13 luas cheias em um ano é que a primeira delas ocorra nos primeiros 11 dias – e é exatamente isso que aconteceu este ano.
3. Maio verá um ‘Eclipse da Lua das Flores’
A segunda Lua Cheia da primavera no hemisfério norte será eclipsada pela Terra. Um fraco eclipse lunar penumbral fará com que a Lua cheia se mova para a sombra externa difusa da Terra, embora apenas para aqueles na Ásia e na Austrália.
4. Quatro Luas Cheias serão ‘Superluas’
Uma “Superlua” visível é uma lua cheia que ocorre quando a lua está em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita ligeiramente elíptica. A Lua, consequentemente, parece um pouco maior e mais brilhante no céu do que em outras épocas, principalmente quando vista como aparece no horizonte.
5. A maior Lua Cheia do ano será uma "Lua Azul"
A “Lua Azul” do verão no hemisfério norte – que terá sua melhor aparência no nascer da lua na quarta-feira, 30 de agosto, e na quinta-feira, 31 de agosto – também será a lua cheia mais próxima da Terra, portanto, a melhor “superlua” do ano.
6. A Lua oculta Júpiter
Pouco antes do amanhecer de 17 de maio de 2023, uma Lua crescente minguante com 5% de iluminação passará por Júpiter e o ocultará. O fenômeno será visível de partes das Américas e da Europa
7. Haverá um "Eclipse da Superlua da Colheita" A segunda Lua Cheia de outono no hemisfério norte também será eclipsada pela Terra. Vai ser um eclipse lunar parcial