17 de fevereiro, 2023
Andressa Barbosa
A CBA B+G, em parceria com a CBA Design, lançou mais uma edição do Design Trends, projeto de curadoria de tendências. O levantamento indica temas e oportunidades que devem fazer parte da vida das pessoas e das empresas este ano.
1. Embalagens inteligentes
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, as marcas estão testando novos formatos de embalagens mais compactas, leves, finas e inteligentes para reduzir peso, economizar espaço e ser mais sustentáveis.
2. Cuidado recarregável
As marcas também estão investindo em sistemas de retorno, reutilização e reaproveitamento, visando adicionar valor à experiência por meio do design e da acessibilidade.
3. Sem rastros
Mais uma tendência que visa o reaproveitamento são as embalagens compostáveis e biodegradáveis, que trazem benefícios ao consumidor por utilizar um produto que não gera resíduos visíveis e prejudiciais ao meio ambiente.
4. Viva a origem
A representatividade ganha constantemente relevância em todo o mundo, o que incentiva as marcas a mostrarem cada vez mais a autenticidade cultural, explorando culturas, sabores, ingredientes e tradições.
5. Corpos reais
Produtos e marcas estão contemplando todos os corpos, o que antes não era feito no mercado, para levar mais visibilidade e bem-estar independentemente de tamanho, formato, idade ou gênero.
6. Acessibilidade
Cerca de 15% da população global vive com alguma deficiência, e as marcas estão entendendo que há espaço para melhorias em termos de acessibilidade e trabalhando no próprio portfólio para incluir todos os públicos.
Em 2018, no Brasil, 14% da população se declarou vegetariana, segundo o Ibope, um aumento de 75% em relação a 2012. As marcas estão na corrida para lançar produtos veganos e vegetarianos, apoiando um estilo de vida mais sustentável.
7. Veganismo
Novas plataformas de atendimento focadas na saúde surgem diante dos problemas encontrados para oferecer serviços presenciais e virtuais abrangentes para apoiar a saúde física, mental e reprodutiva de forma integrada.
8. Saúde digital
Uma tendência que nasceu na Ásia e agora está se espalhando pelo mundo é de colaborações entre marcas que misturam códigos de design de beleza e comida para criar coleções exclusivas, que conversam com as diferentes gerações.
9. Beleza comestível
Os “pais de pets” estão investindo muito tempo e recursos para cuidar dos seus bichos de estimação e, com isso, novas tendências como creche para cães estão crescendo cada vez mais.
10. Pets são os novos filhos
As marcas estão propondo novas possibilidades para as gerações do futuro, como os Millennials e a Geração Z, para enfrentar desafios diante das consequências sociais e ambientais dos estilos de vida das gerações anteriores.
11. Futuros desejáveis
Hoje, vemos não apenas a influência de outras culturas desafiando a hegemonia do eixo Estados Unidos e União Europeia, mas também países valorizando sua própria cultura local em detrimento de elementos estrangeiros.
12. Desafiando a cultura ocidental
As marcas notaram que a pandemia e a recessão econômica global atingiram muita gente e intensificaram a desigualdade. Com isso, reuniram esforços para desenvolver novos produtos e serviços destinados a essa população.
13. Para caber no bolso
Os espaços virtuais estão mais inclusivos e abertos à diversidade, e é possível notar também que os avatares estão ganhando importância.
14. Identidades fluidas
Os novos recursos que estão sendo disponibilizados nas mídias sociais e plataformas de games estão oferecendo oportunidades para as marcas e tornando as compras mais emocionantes.
15. Shoppers sociais