17 de fevereiro, 2023
Jennifer Magley
Uma boa limpeza na agenda trata-se de uma auditoria que cobre cada minuto do dia. A ideia é examinar sistematicamente como e quando os itens são colocados em nossas agendas para criar mais espaço.
Calendários de trabalho sem gestão geralmente invadem nossas vidas pessoais e podem causar estresse crônico.
Como limpar sua agenda
Encontre um lugar livre de distrações para começar a repensar sua programação.
Uma rápida limpeza na agenda eliminando itens desnecessários combate o estresse e gera benefícios além do alívio da disponibilidade.
1. Cancele se você não puder se comprometer
Se você não pode se comprometer a dedicar tempo a uma tarefa, não a coloque em sua agenda. Apenas agende tarefas que você fará.
2. Coloque tarefas difíceis para a manhã
Um estudo de longo prazo com executivos (que ficou famoso pelo autor de best-sellers Daniel Pink) descobriu que as tardes, especificamente às 14h55, são o pior momento para tomar decisões.
De acordo com o livro de Pink , evite as horas sonolentas da tarde. “As pontuações dos testes diminuem, há um aumento nos erros médicos, um declínio na lavagem das mãos e mais acidentes de carro entre as 14h e as 16h do que quase em qualquer outra hora do dia.”
É um desafio prever quanto tempo as tarefas vão levar. Programar seu dia de acordo com blocos de tempo em vez de dividir por tarefas pode aumentar a eficiência.
3. Foco no tempo vs. tarefas
Para organizar o tempo, considere usar agendas e planilhas diárias baseadas na Técnica do Tempo de Foco. Ela visa sessões de trabalho de 30 minutos seguidas de uma breve recuperação para distrações inevitáveis com um reinício na próxima sessão.
Criar o hábito de editar regularmente o calendário mantém as prioridades em perspectiva.
Dica extra