SEIS COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O CHATGPT
25 de fevereiro, 2023
Kenrick Cai e Alex Konrad
"A inteligência artificial será o tópico mais quente de 2023 e um assunto para debate", disse o cofundador da Microsoft, Bill Gates, em exclusiva à Forbes. Estimamos que o ChatGPT já ultrapassou 5 milhões de usuários em menos de 60 dias desde o lançamento.
Mais de 60 outros líderes de IA entrevistados compartilham sua expectativa: depois de décadas de pesquisa e acrobacias demonstrativas, a mudança para a inteligência artificial finalmente chegou.
Aqui estão seis coisas que você provavelmente não sabia sobre ChatGPT, Stable Diffusion e o futuro da IA generativa.
1. A última geração de fundadores bilionários da Big Tech está de volta às trincheiras
Bill Gates está entusiasmado com a IA, agora passando 10% de seu tempo na Microsoft reunindo-se com equipes de produtos.
No Google, o CEO Sundar Pichai supostamente decretou um “código vermelho” de emergência, reorientando o trabalho da empresa para se concentrar em maneiras de neutralizar o ChatGPT e ferramentas semelhantes.
2. O ChatGPT quase não foi lançado
Apesar de seu sucesso viral, o ChatGPT não impressionou os funcionários da OpenAI. No último outono, a empresa decidiu arquivar o chatbot para se concentrar em alternativas focadas no domínio.
3. O ChatGPT forçou o OpenAI a atrasar o desenvolvimento do GPT-4
Os seus funcionários tiveram que mudar a computação de seu supercomputador de treinamento, usado para treinar o GPT-4, para ajudar a executar o ChatGPT.
4. A barganha da Stability
O CEO da Stability, empresa de criação de AI, silenciosamente fechou um “acordo incrivelmente atraente” com a Amazon, que até agora teve azar na corrida pela IA.
A gigante da nuvem forneceu à Stability mais de 4.000 GPUs Nvidia para alimentar o supercomputador da Stability, um dos maiores do mundo.
5. ‘Lavagem de dinheiro’ na nuvem
Por trás de toda essa nova tecnologia está uma infraestrutura lucrativa usada para criar todos os aplicativos e que ficando cara. Alguns desses custos parecem estar proliferando sem controle e sem transparência
6. Jogada final da IA?
A Open AI tem condição de fusão na qual, caso um concorrente chegue perto de alcançar um AGI (uma IA que é consciente, autoaperfeiçoada e capaz de superar o controle humano), a empresa terá fim e se unirá ao projeto mais bem-sucedido.