Saúde

COMO DESLIGAR SEU CÉREBRO À NOITE E DORMIR MELHOR

2 de março, 2023

Melody Wilding

Se você é como a maioria das pessoas, já teve algum problema de sono relacionado a stress, virando na cama cheio de ansiedade sobre sua carreira e o futuro. Você pode até se sentir exausto durante o dia e ficar ligado à noite, desesperado para desligar sua mente e descansar.

Pode ser difícil de acreditar, mas seu cérebro quer (e sabe como) dormir bem. Você simplesmente precisa redefinir seu relacionamento com o sono, para que, em vez de parecer uma batalha ou uma tarefa, se torne a experiência fácil e agradável que deveria ser.

É aí que entra a médica Jade Wu, especialista em medicina do sono. Ela compartilhou algumas dicas para ajudar até mesmo os mais tensos a descansar melhor.

"Um mito popular sobre o sono é que todo mundo precisa dormir 8 horas por noite, todas as noites. A quantidade de sono que precisamos difere entre as pessoas, dependendo de nossos genes, estilos de vida e ambientes individuais."

"Meu mito favorito sobre o sono é a ideia de que devemos dormir a noite toda sem acordar. Um pessoa saudável realmente acorda cerca de uma dúzia ou mais vezes por noite! Esses despertares são breves e é normal nos lembrarmos de alguns."

"Uma maneira de trabalhar com, em vez de contra, é simplesmente dormir o quanto (ou pouco) quiser. Não lute contra a sensação de sono, mesmo que chegue mais cedo ou mais tarde do que você precisa."

"Outra maneira importante de trabalhar com o corpo é dormir e acordar nos horários de sua preferência. Todo mundo tem um cronotipo - uma tendência mais ou menos inata de ficar sonolento/alerta em determinados momentos do relógio de 24 horas."

"É claro que existem restrições da vida real que podem não permitir que você viva de acordo com esse momento ideal, mas veja se consegue chegar o mais próximo possível."

"Muitas vezes, pensamos que é por causa de nossos pensamentos acelerados que não conseguimos dormir. Mas, na verdade, é porque não estamos com sono que há espaço para os pensamentos correrem por nossas mentes."

"E sempre há a opção de uma simples distração. Não há problema em se levantar e ler um livro ou ouvir um podcast até que você fique com sono. Isso pode ser um ponto de partida."