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COMO LIDERAR UMA EQUIPE MAIS VELHA QUE VOCÊ

03 de Março, 2023

Shellye Archambeau

O desafio de gerenciar uma equipe quando você é mais jovem do que todos ou a maioria deles pode parecer assustador. Mas não precisa ser.

Em 2020, a empresa americana de pesquisas Harris Interactive conduziu um estudo para a CareerBuilder.com e descobriu que quase quatro em cada 10 funcionários nos EUA eram mais velhos que seus chefes.

Dessas pessoas, 22% se reportavam a alguém alguns anos mais jovem, enquanto 16% tinham um chefe 10 anos ou mais jovem. Isso continua acontecendo e as porcentagens estão aumentando.

Não faltam conselhos sobre como gerenciar uma equipe mais velha do que você. Conheça sete passos específicos sem os quais o sucesso será extremamente difícil.

Enfrente o desafio

Apesar do seu sucesso até agora, há uma boa chance de você estar lidando com algum grau de “síndrome do impostor”. Elimine esse pensamento. Não acredite nessas vozes internalizadas, críticas e duvidosas.

1 -  Deixe a síndrome do impostor de lado

Você não precisa imitar a pessoa que está substituindo. E você também não precisa ser deliberadamente o oposto. Mas você precisa saber e aceitar quem você é e qual o seu estilo de liderança. E então você precisa ser consistente e autêntico.

2 – Traga seu próprio estilo e abordagem

Primeiro, demonstre claramente como você confia em cada um deles. Evite o microgerenciamento. Delegue projetos ou iniciativas, incluindo aqueles que são significativos para o departamento.

3 – A confiança vale para os dois lados

“Investir tempo e energia no desenvolvimento de ferramentas como planos de carreira que incentivam o crescimento interno é uma forma de ajudar a apoiar funcionários talentosos”, diz Mikaela Kiner, CEO do Reverb.

4 – O sucesso deles é o seu sucesso

Você tem subordinados diretos mais velhos que têm algo a compartilhar: experiência. Eles estão no departamento ou na equipe há algum tempo e trazem insights que podem ajudar seu pensamento e suas decisões.

5 – Gerencie ouvindo e falando

Mas não conte com isso: é provável que alguns membros da equipe pensem que você não está qualificado ou não está totalmente pronto. Você precisa ganhar o respeito deles. Assim como você fez com seus supervisores até esse ponto.

6 – Conquiste o respeito deles

Na maioria das vezes, o sucesso é precedido pelo risco – a ousadia de dizer o que você quer, a vulnerabilidade de pedir o que você precisa para chegar lá e a audácia de avançar quando tiver uma chance.

7 – Assuma o risco

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