Mulher

AS VERDADEIRAS HISTÓRIAS POR TRÁS DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março 2023

Fernanda de Almeida

O dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher em 1975 pela ONU

A data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas.

Mesmo sem explicar a criação da data, um incêndio em uma fábrica norte-americana trouxe à tona as más condições vividas nas indústrias. No Brasil, operárias também enfrentavam ambientes de trabalho semelhantes.

Quatro marcos históricos foram decisivos para a criação da data

Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres que viviam em condições insalubres saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho.

1. Mulheres protestam nas ruas de Nova York (1909)

A proposição da data veio em 1910 para que as mulheres pudessem se reunir anualmente para refletir sobre seus avanços e movimentos.

2. Alemã Clara Zetkin propõe a criação de um dia das mulheres (1910)

O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em 1911, deixou 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores.

3. Incêndio em fábrica de Nova York (1911)

No 8 de março daquele ano, aproximadamente 90 mil mulheres russas foram às ruas com o lema “paz e pão”, pedindo comida para seus filhos e o retorno dos maridos das trincheiras.

4. Russas vão às ruas contra a guerra (1917)

O Dia da Mulher tem o objetivo de ser um momento de reflexão das condições femininas em diversas esferas, especialmente no trabalho

O que a data significa hoje

Em 2020, segundo a OIT, a diferença salarial média entre homens e mulheres era de 14%, podendo ser ainda mais alta em profissões historicamente dominadas por eles. Entretanto, o avanço de políticas de diversidade nas empresas faz com que cada vez mais mulheres assumam cargos altos e de liderança.

Apesar de não ter sido criada como uma data comercial, a data foi ressignificada com o tempo como uma comemoração da presença feminina em qualquer ambiente, assim como acontece com o Dia das Mães ou dos Namorados.