28 de abril de 2023
Mark Travers
Um 'vampiro de energia' é um termo popular para chamar alguém que, intencionalmente ou não, suga a vitalidade de quem está ao redor. À primeira vista, essa pessoa pode parecer graciosa e charmosa, no entanto, com o passar do tempo, o impacto dela sobre os outros se torna aparente
O egocentrismo desse tipo de indivíduo se esconde por trás de uma atitude amigável, o que pode dificultar a identificação. Esses indivíduos muitas vezes desconhecem o impacto que causam nos outros, devido ao fato de estarem lutando com seus próprios problemas e emoções.
No entanto, o impacto do comportamento deles é significativo. É importante reconhecer quando você está em um relacionamento (platônico ou não platônico) com alguém que recebe mais do que dá e em que você toma medidas para proteger seu próprio bem-estar psicológico.
Aqui estão três maneiras de saber se você está sofrendo com a presença de um vampiro de energia em sua vida e o que fazer a respeito.
1. Você vive sentindo culpa
Os manipuladores emocionais tendem a forçar aqueles ao seu redor a sentir pena deles. Eles usam isso como uma tática para ganhar o controle. Eles podem usar momentos de culpa, explosões emocionais ou histórias tristes para obter simpatia e compaixão dos outros.
Indivíduos com baixa autoestima buscam mais aprovação externa para se sentirem melhor com eles mesmos. Isso os torna um alvo fácil para vampiros de energia, que mostram pouca capacidade de ter empatia e procuram culpar os outros por sua própria falta de responsabilidade.
2. Você se sente rebaixado
Pessoas de personalidade "dramática", muitas vezes na necessidade de desenvolver um senso mais positivo de si mesmos, conseguem isso minando os outros, mostra uma pesquisa da Academia Americana de Psicanálise. Tais características são frequentemente encontradas em narcisistas.
Você pode tentar ser mais assertivo sobre suas necessidades, dizendo: “Eu me sinto desconfortável quando você fala comigo nesse tom de voz.” “Não posso comparecer a esse evento, mas obrigado por me convidar.” “Entendo sua posição, mas preciso fazer uma pausa.”
3. As pessoas se aproveitam da sua boa vontade
Pessoas com altos níveis de ansiedade, empatia e compaixão procuram a companhia daqueles que são mais dominantes. Em outras palavras, elas se submetem voluntariamente para atender às demandas dos outros. Isso as torna um alvo fácil para os vampiros de energia.
Estabelecer e manter limites saudáveis requer prática e consistência. Não há problema em buscar apoio de amigos de confiança ou de um profissional de saúde mental para ajudá-lo a equilibrar seu desejo de ser legal e querido com suas prioridades de saúde mental.
Home da FORBES