Motors

A RECEITA DO SUCESSO DA RED BULL NA FÓRMULA 1

09 de maio de 2023

Rodrigo França

A cada nova vitória da Red Bull na Fórmula 1, fica até difícil imaginar que o time austríaco era conhecido em seu início apenas por suas ousadas ações de marketing fora da pista.

A empresa fundada por Dietrich Mateschitz (1944 – 2022) começou sua história na principal categoria do automobilismo após comprar a Jaguar, equipe que, de 2000 a 2004, nunca venceu um GP da F1.

Nos quatro primeiros anos na F1, de 2005 a 2008, a Red Bull não conquistou nenhuma pole position na competição.

Mas o trabalho começou a dar resultados: a equipe emplacou os títulos de Sebastian Vettel (2010, 2011, 2012 e 2013) e os de Verstappen nos últimos dois anos (2021 e 2022).

Em 2023, a Red Bull tem até agora 100% de aproveitamento (2 vitórias de Max Verstappen e 1 de Sergio Perez). Mas o que explica esse sucesso? Veja o que disse Christian Horner, chefe da equipe:

Com a fama de construir carros campeões, o famoso projetista Adrian Newey topou o desafio de fazer o projeto dos carros da Red Bull.

1. Valorize os talentos

A estabilidade na gestão de uma equipe é destacada por Horner. “Ao longo dos anos, tivemos uma grande estabilidade e acredito que estabilidade traz esta consistência”, diz o líder do time.

2. Estabilidade traz consistência

Mesmo quando a Red Bull não vencia, a equipe bancou seu talento das pranchetas. E, quando eles acharam o piloto certo (Vettel), a consequência foi imediata: uma história de sucesso poucas vezes vista na F1.

A F1 é o esporte mais coletivo de todos. Além de mecânicos, engenheiros e todo time no autódromo, é importante construir uma rede de apoio que vai estar lá com você nos bons e maus momentos.

3. Faça com que todo seu time tenha o mesmo objetivo: vencer

Não por coincidência, a Red Bull já ganhou várias corridas por conta dos segundos de efetividade do seu trabalho de pit stop.

Horner é o chefe de equipe, mas não o dono dela. A capacidade de ser maleável e saber gerenciar as pessoas que estão abaixo de você e se relacionar com aquelas que estão hierarquicamente acima é fundamental.

4. Gestão de pessoas

A liderança do ex-piloto inglês e a boa gestão de pessoas fez com que ele tivesse muitas vezes carta branca para administrar crises, como nas batidas entre Vettel e Mark Webber – o incidente não foi capaz de brecar as conquistas do time

O primeiro título veio no quinto ano da Red Bull na F1, com Vettel vencendo o Mundial. Mas este era só o primeiro objetivo de Horner e seu time.

5. Chegou ao topo? Agora se prepare para se manter no topo

A sequência só foi interrompida quando uma grande mudança de regulamento trouxe os motores híbridos para a F1 em 2014. A Red Bull seguiu trabalhando dia e noite para voltar ao topo – até que conseguiu nos últimos 2 anos.