10 de maio de 2023
Nicole Lipkin
1. Seu tom de voz é tudo
Os pesquisadores determinaram que um tom confiante tende a ser mais grave, com entonação plana e um ritmo de fala mais rápido. Um tom não confiante tende a ser mais agudo, com a fala mais lenta e um aumento de tom no final das frases.
Nossos neurônios captam esses tons e, assim, recebemos informações codificadas sobre se essa voz é confiável ou não, com base na pessoa soar, ou não, como se soubesse o que está dizendo. Tudo isso acontece em menos de um segundo!
2. Pare de se isentar das responsabilidades
Se você está debatendo com um concorrente ou um colega que tem um tom “confiante” e que não nega o que está prestes a dizer, você se coloca em desvantagem. E seu ouvinte nem saberá o que está influenciando a preferência dele porque a mesma está sendo formada em um nível neural.
Quando você começa com a expressão "eu acredito" ou expressões parecidas, você está projetando ao seu ouvinte: “Eu acredito nisso, mas isso não quer dizer que mais alguém acredite”. Cabe a nós tentar projetar um tom de confiança, atraindo, assim, a confiança de nosso ouvinte.
3. Certifique-se de que sua linguagem corporal corresponda ao que você está dizendo
Você pode expressar: "Isso pode parecer estúpido" a partir da sua postura física, e não verbalmente. O que seus ombros estão fazendo? Qual é a sua postura? Seus braços estão cruzados ou abertos? E qual é a sua postura corporal ao ouvir alguém?
Nada disso é necessariamente ruim, mas seu corpo também deve dar o melhor de si em uma fala. Você está enviando sinais neurais para seu ouvinte com seu tom e postura corporal. Você quer dominar a atenção e a simpatia dos seus ouvintes.
4. Ter excesso de confiança pode ser pior do que parecer humilde
Uma pesquisa concluiu que indivíduos com excesso de confiança falavam mais, usavam um tom de voz confiante e factual, exibiam um comportamento calmo e relaxado e respondiam antes dos outros.
A resposta não é ser excessivamente confiante, mas praticar a remoção de comportamentos inseguros. Executar esses conselhos requer prática, mas compensa ao construir uma aura de confiança e conseguir capturar a atenção da pessoa com quem você está conversando.
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