04 de julho de 2023
Maya Richard-Craven
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção estima que 5% a 8% da população mundial tenha TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Esse é um dos distúrbios do desenvolvimento mais comuns da atualidade. Desde a dificuldade em manter o foco a não controlar a impulsividade, pode ser difícil lidar com o TDAH no local de trabalho.
Listamos algumas maneiras de tornar menos difícil trabalhar quando se tem TDAH. Confira:
1. Use seus pontos fortes na organização
Informe ao seu chefe quaisquer habilidades que você tenha que possam beneficiar a organização.
Se você for um bom orador, por exemplo, se ofereça para fazer apresentações e ir a eventos fazer networking e aproveite para brilhar nesses lugares.
2. Crie seu próprio sistema de trabalho
Divida suas tarefas em tarefas menores ou use aplicativos de organização para tornar seu cotidiano melhor.
Liste as tarefas em ordem de prioridade e marque-as conforme você as termina Escolha algo que você sabe que conseguirá finalizar como sua primeira tarefa do dia.
3. Defenda seus interesses
Antes de pedir mudanças por conta do seu TDAH, certifique-se de conhecer seus direitos. Quando for fazer isso, seja direto sobre o que precisa.
Como alguém com TDAH, é normal você ficar hesitante em reivindicar algo para si no local de trabalho. Seja honesto com seu gerente sobre como você precisa ser menos interrompido, por exemplo.
4. Pratique o autocuidade
Estabeleça uma rotina assim que acordar. Certifique-se de fazer algo que você gosta, não relacionado a trabalho, pelo menos uma vez por dia.
O autocuidado pode ser praticado de muitas maneiras, como fazendo terapia. Sem priorizar sua saúde mental, você não conseguirá concluir as tarefas do trabalho.