4 de junho de 2024
Mark Travers
As crenças enraizadas que temos sobre os relacionamentos nos influenciam mais do que pensamos. Elas ditam como lidamos com conflitos e até mesmo os critérios do “amor verdadeiro”.
Essas teorias moldam nossas percepções e expectativas em relação ao amor – portanto, não é surpresa que certezas irrealistas sobre como deveria ser um relacionamento ideal tenham efeitos prejudiciais.
Veja 3 pensamentos “envenenados” que podem arruinar sua vida amorosa — e como resolvê-los
1. Medo de desentendimentos? Abrace o conflito saudável
Muitas pessoas acham que desentendimentos significam que há algo de errado com a sua relação. No entanto, desentendimentos saudáveis podem realmente melhorar um relacionamento.
Opiniões e pontos de vista divergentes oferecem oportunidades de crescimento pessoal para ambas as partes.
2. Espera que leiam sua mente? Não. Comunique-se abertamente
Acreditar na leitura de mentes pode prejudicar os relacionamentos, pois estabelece a expectativa irreal de que o parceiro deve adivinhar nossos pensamentos e emoções.
Para evitar mal-entendidos e brigas desnecessárias, priorize a comunicação aberta, expressando seus pensamentos, sentimentos e necessidades, e incentive seu parceiro a fazer o mesmo.
3. Acredita no destino? Em vez disso, cultive metas compartilhadas
Muita gente acha que os únicos relacionamentos que duram estavam “escritos nas estrelas”. Não há nada de errado em acreditar nisso, mas confiar apenas nisso pode limitar a responsabilidade pessoal.
Um relacionamento bem-sucedido, predestinado ou não, exige esforço e comprometimento mútuo. Estabelecer metas em conjunto pode transferir o fardo do sucesso e da satisfação do relacionamento para você e seu parceiro.