22 de julho de 2024
Mark Travers
Muitos se perguntam por que um casal que permaneceu junto por tanto tempo só percebe muito mais tarde que não é certo um para o outro.
Um estudo recente publicado no “Journal of Social and Personal Relationships” descobriu que geralmente há um processo em duas fases por trás do movimento dos divórcios em idade avançada. Segundo o estudo, existem duas razões pelas quais os casamentos duradouros terminam em divórcio grisalho.
1. Permanecem juntos enquanto se afastam A primeira fase que leva a um divórcio muitas vezes envolve uma insatisfação de longo prazo no casamento, com os casais permanecendo juntos apesar disso.
Ex-cônjuges relataram se afastar devido a casos de infidelidade, abuso verbal e controle pelo outro, percebendo sua incompatibilidade devido a diferenças de caráter e falta de comunicação, ou passando por desenvolvimento pessoal.
2. Quando finalmente percebem que o casamento deve acabar A segunda fase do casamento que culmina em um divórcio grisalho é quando a decisão é finalizada após anos de crescente angústia conjugal, devido a pontos de virada significativos onde o casamento desmorona completamente.
Esses “pontos sem retorno” incluem eventos específicos, como um evento público que expõe a relação tensa do casal, instâncias ampliadas de desonestidade conjugal ou financeira, ou casos extremos de abuso físico, econômico ou emocional.