Saúde

Overthinking? Aprenda a controlar a mente 

Mark Travers

14 de outubro de 2024

O overthinking é o hábito de pensar demais, analisar excessivamente, remoer ou se preocupar com situações, decisões ou eventos, o que muitas vezes leva a sentimentos de estresse e ansiedade.

Às vezes, sua cabeça pode causar mais dano do que os próprios eventos ou conversas que você já viveu ou ainda precisa enfrentar. Aqui estão duas estratégias simples que você pode usar para se libertar do hábito de pensar demais.

1. Pensamentos intrusivos? Pause e não entre em pânico Reserve 5 a 10 minutos sempre que esses pensamentos intrusivos surgirem e anote tudo o que te preocupa. Dessa forma, você pode liberar esses pensamentos e os analisar mais tarde, com a mente mais clara.

2. Analise e desafie seus pensamentos O próximo passo é analisar e desafiar seus pensamentos quando você tiver tempo livre ou antes de dormir, compreendendo melhor seus padrões de excesso de pensamentos. Por exemplo:

Veja como você pode desafiar o overthinking na prática: Identifique o pensamento. Por exemplo:  “Meu chefe me elogiou, mas talvez ele estivesse sendo sarcástico ou preparando uma má notícia.”

Examine as evidências. Pergunte a si mesmo: “Existe alguma evidência concreta de que meu chefe estava sendo sarcástico?”

Considere explicações alternativas. “Talvez meu chefe estivesse genuinamente me elogiando. Não há razão para acreditar que ele estava sendo sarcástico, especialmente porque ele não me deu nenhum feedback negativo recentemente.”

Reformule o pensamento. “É mais provável que o elogio tenha sido genuíno. Meu chefe não indicou nenhum problema com meu trabalho, então provavelmente estou exagerando.”

Com a prática, você pode deixar de ser uma pessoa consumida por preocupações constantes e pensamentos catastróficos para abordar as situações com uma perspectiva mais racional e equilibrada.