20 de fevereiro de 2025
Bryan Robinson
A Geração Z está transformando o ambiente de trabalho com práticas que desafiam padrões tradicionais. Depois da ascensão da "demissão por vingança" e das "férias silenciosas", duas novas tendências vêm preocupando as lideranças: o "career catfishing" e o "office ghosting".
Enquanto a primeira se refere a candidatos que aceitam uma oferta de emprego e não aparecem no primeiro dia, a segunda acontece quando funcionários alegam estar no escritório, mas raramente aparecem.
No mercado de trabalho, o “career catfishing” ocorre quando candidatos distorcem ou fornecem informações falsas para vagas de emprego e ainda não aparecem no primeiro dia após aceitar o trabalho.
O fenômeno reflete frustrações crescentes da nova geração de profissionais e pode ser encarado como uma tentativa da Geração Z de ter mais controle sobre suas carreiras, além de evidenciar um distanciamento crescente entre jovens profissionais e grandes corporações.
– Jovens lideram a tendência de expor insatisfações profissionais nas redes sociais: 48% afirmaram que já fizeram publicações ou comentários negativos sobre seus empregos ou empregadores online; – 1 em cada 5 profissionais se recusa a assumir tarefas fora da descrição do seu cargo; – 20% não respondem a mensagens da empresa fora do expediente.
Além do “career catfishing”, o fenômeno do "office ghosting" ganhou força entre a Geração Z. A tendência surge após o endurecimento das políticas de retorno ao trabalho presencial, que intensificou a disputa entre empregadores e funcionários.
As empresas também praticam o "office ghosting" quando divulgam vagas falsas ou mantêm anúncios de empregos já preenchidos, o que frustra candidatos e prejudica sua credibilidade.
- Se uma vaga não possui data de publicação ou foi postada há meses, vale a pena ser cauteloso, pois a maioria das contratações ocorre mais rapidamente; - Caso o anúncio apareça em sites de busca de emprego, mas não no site oficial da empresa, pode ser um sinal de que a vaga não é real; - Quando em dúvida, o candidato deve entrar em contato diretamente com a empresa para confirmar se a vaga ainda está aberta.
A Geração Z tem uma visão diferente do trabalho em comparação às gerações anteriores. Esses jovens não se sentem obrigados a seguir os mesmos caminhos profissionais (e nem querem isso) e rejeitam métodos tradicionais de profissionalismo no ambiente corporativo.
Embora a Geração Z busque mais flexibilidade e respeito no ambiente corporativo, práticas como "career catfishing" e "office ghosting" podem comprometer a construção de relações profissionais saudáveis.