C-Suite: Novo CFO da OLX fala da importância de ter disciplina e resiliência

João Paulo Seibel de Faria compartilha os principais aprendizados que o levaram até a posição.

Bruno de Lima
Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Divulgação
Divulgação

João Paulo Seibel de Faria é o novo CFO da OLX

O C-Suite desta quinzena traz movimentações de cargos nas áreas de marketing e recursos humanos. A Ingredion reforçou seu time com a chegada de uma nova vice-presidente de RH, a executiva Viviane Gaspari. A fintech Marvin também realizou movimentações, com a contratação de Renata Cabral como head de Marketing. Alessandre Firminio, que já trabalhou na Criteo e Booking.com, agora assume o cargo de Diretor Geral na América Latina e México no marketplace Miraki. A BlockBR é outra que anunciou a chegada de um novo executivo. Agora, Gustavo Caetano é o novo board member da empresa. Com passagens em empresas nacionais e multinacionais  nos segmentos varejistas, financeiro, seguros e saúde, Viviane Elias Moreira agora assume como CPIO na 99jobs.

Nesta edição, C-Suite conversou com João Paulo Seibel de Faria, o novo CFO da OLX. Seibel compartilha os principais aprendizados que o levaram até a posição e seu desejo de expandir a equipe, buscando por profissionais adaptáveis e com vontade de aprender.

Forbes: Quais foram os principais aprendizados da sua carreira?

João Paulo Seibel de Faria: Acho que a principal lição que aprendi é que devemos aliar disciplina com resiliência. Sem disciplina, a gente se torna desorganizado, o trabalho atrasa e as pessoas que dependem de nós podem se decepcionar e deixar de entregar alguns resultados. A disciplina move uma empresa e uma equipe, trazendo resultados de curto, médio e longo prazo.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Profissionais de sucesso nunca param de aprender, independente da forma que eles adquirem conhecimento, eles nunca estão parados. Eles têm sede de aprendizado e são extremamente questionadores e não aceitam realizar atividades sem enxergar um propósito para isso.

Outra coisa é ouvir, ter empatia e entender que muitas vezes a gente não precisa estar certo. Precisamos saber ouvir opiniões, empoderar pessoas e trazer elas para dentro das decisões. Esses foram os principais aprendizados que tive na minha carreira.

F: Como você imagina que esses novos aprendizados irão te ajudar nessa nova jornada na OLX?

JPSF: Agora, vejo a oportunidade de aproveitar minha trajetória profissional de mais de 25 anos em empresas disruptivas e inovadoras que sempre promoveram as diferenças de ideias e estilos. Essas também eram empresas que sempre colocaram a régua muito alta, elas sempre tiveram um senso de atingir e conquistar objetivos.

Foi graças a essas empresas que consegui colher todos os aprendizados que considero importantes, como a resiliência, a vontade de aprender e de compartilhar. Essas são características que eu acho que vão me ajudar nessa nova jornada na OLX.

SAIBA MAIS: C-Suite: Erica Couto assume como vp desenvolvimento de negócios na DHL

F: Qual é o seu principal objetivo na posição de CFO?

JPSF: Eu quero garantir que a gente atraia os principais talentos do mercado, os retenha e os desenvolva. A gente quer que esses talentos tenham um plano de carreira sólido e cresçam dentro da empresa.

Outro ponto é que a gente execute nosso trabalho dentro dos padrões mais altos de ética, conduta e compliance. Queremos que todos os nossos clientes e parceiros não tenham a menor dúvida quanto aos nossos padrões.

Também gostaria de garantir que a gente tenha excelência na nossa execução. Queremos cada vez mais aproveitar da inteligência artificial, dos recursos tecnológicos, de insights e machine learning.

Desejo ainda que a gente alcance nossas metas. Para isso, precisamos ter uma satisfação e uma experiência de cliente muito grande. Precisamos ter um bom produto, que impacte na vida dos clientes. Também é necessário possuir os investimentos corretos dentro da empresa, para que o cliente tenha uma experiência profunda e com isso entenda o valor da nossa plataforma e continue com a gente. Para isso, a gente precisa garantir uma experiência, e para garantir uma experiência é preciso ter os produtos, processos, pessoas e investimentos.

F: Quais são as habilidades e competências que você procura na hora de contratar alguém?

JPSF: Procuramos aquela pessoa que tenha brilho no olho, que tenha realmente um grande interesse em trabalhar na OLX. Precisamos daquela pessoa que tenha muita curiosidade, que faça perguntas, que pesquise e busque entender o que a empresa faz e o potencial da empresa. Essa é uma pessoa que compartilha o conhecimento, ela realmente busca ter sucesso através dos outros ao mesmo tempo que tenta fazer com que seus pares tenham sucesso.

O perfil que procuramos também é adaptável, e não tem medo de se arriscar ao mesmo tempo que entende a responsabilidade da sua função. Mesmo que essa pessoa não venha da indústria, o candidato também deve entender do mercado. Isso pode ser alcançado por meio de pesquisas.

Aquilo que a gente chama de comunicação efetiva também é importante. Ela define uma pessoa que é uma boa vendedora e, não importa a área, isso é primordial. Internamente, uma boa vendedora é capaz de angariar os recursos necessários para tirar projetos do papel. Externamente, ela representa a empresa.

 

  • Viviane Gaspari é a nova vice-presidente de RH da Ingredion para América do Norte e América do Sul.A executiva tem mais de 25 anos de experiência em RH de empresas de setores como telecomunicações, tecnologias e indústrias agrícolas, passando por empresas como Bayer Crop Science, CGI Group e Monsanto.

  • Fintech Marvin anuncia nova head de marketing,
    Renata Cabral. A executiva, atuou no Banco Mundial em Washington D.C. por dois anos e retornou ao Brasil em 2018 para trabalhar no Itaú.

  • O marketplace Miraki, anuncia a chega do seu primeiro Diretor Geral LATAM, Alessander Firminio.O executivo trabalhou na Criteo, foi um colaborador no Booking.com, ajudando a empresa a crescer seus negócios na América Latina. Mais recentemente, era o diretor LATAM na Integrated Ad Science.

  • BlockBR anunciou a chegada de Gustavo Caetano como board member.
    O executivo criou a Samba Tech em 2009, além disso, atua no conselho consultivo de grandes marcas do país, como C&A, UAUBox e ITEMM.

  • Paulo Barros/ Divulgação

    Com mais de 12 anos de experiência em Resiliência Corporativa, Controles Internos, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios, Vivi Elias agora assume o cargo de CPIO (Chief Process & Inovation Office) na 99jobs.. Viviane também é co-fundadora da Plurie br.

  • SRM ASSET anuncia Antonio Andrade Costa Neto como novo CTO da companhia.Com mais de 20 anos de experiência, o executivo teve passagem por empresas como: Bahiagás, Nutricash, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Oficial Atakarejo e Casa do Pica-Pau.

Viviane Gaspari é a nova vice-presidente de RH da Ingredion para América do Norte e América do Sul.A executiva tem mais de 25 anos de experiência em RH de empresas de setores como telecomunicações, tecnologias e indústrias agrícolas, passando por empresas como Bayer Crop Science, CGI Group e Monsanto.

Compartilhe esta publicação: