6 atitudes para fazer mais amigos no trabalho

Desenvolver a empatia e confiança são as chaves para criar relacionamentos duradouros no ambiente corporativo.

Tracy Brower
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Fazer amizades pode ser uma forma de deixar seu trabalho mais prazeroso e se desenvolver profissionalmente.

Acessibilidade


Se você for como a maioria das pessoas, suas amizades de trabalho mudaram substancialmente nos últimos dois anos. Muitas pessoas relatam que seus relacionamentos com colegas se deterioraram, se tornaram mais distantes ou até mesmo acabaram quando uma das duas partes mudou de empresa.

Como resultado, você quer fazer mais amigos e reconstruir conexões. Seja virtual ou presencial, amizade e pertencimento são necessidades humanas fundamentais. Eles também são de vital importância para a realização e satisfação no trabalho. De acordo com pesquisas clássicas, ter um melhor amigo no trabalho é uma das principais razões pelas quais as pessoas permanecem na empresa atual. Além disso, ótimos relacionamentos são uma das recompensas do trabalho – criar conexões com base no esforço em direção a objetivos comuns. Você pode desenvolver amizades em qualquer lugar, mas o trabalho é o principal lugar onde você faz e mantém amizades. Há três razões para isso:

  • Primeiro, você passa tanto tempo no trabalho que é natural desenvolver relacionamentos porque passa tempo conhecendo pessoas e construindo proximidade e familiaridade.
  • Dois, você tende a trabalhar com pessoas que podem ter interesses ou estilos semelhantes. A pesquisa mostrou que as pessoas tendem a escolher uma carreira com base em características de personalidade, então é típico que as pessoas com quem você trabalha tenham algumas semelhanças com você – o que é um forte combustível para a amizade.
  • Terceiro, o trabalho tende a gerar uma interação significativa, fornecendo uma base para a amizade. Na aula de ioga, você pode apenas dizer olá ou trocar gentilezas superficiais, mas quando você está nas trincheiras com outras pessoas no trabalho, é uma oportunidade de construir um vínculo muito mais profundo.

SAIBA MAIS: Fazer amizades no trabalho é importante para a carreira

Construindo ótimos relacionamentos de trabalho

De acordo com uma pesquisa da Purdue University, os relacionamentos que têm a amizade em sua essência tendem a ser mais satisfatórios e duradouros. Grandes amizades são feitas de apoio emocional, gostar um do outro, cuidar dos outros, sentir-se confiante e seguro e passar tempo juntos. Uma pesquisa de Lewandowski na Universidade de Monmouth descobriu que existem elementos-chave para grandes relacionamentos – e isso pode se traduzir na criação de vínculos fortes e gratificantes por meio do trabalho.

Então, como você pode construir ótimos relacionamentos com colegas? Estas são as seis coisas que mais importam:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

1. Dê o seu melhor

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality descobriu que o que as pessoas valorizam em relacionamentos íntimos são aqueles que são confiáveis, calorosos, gentis, justos, confiáveis ​​​​e inteligentes. Estudos separados no European Journal of Personality descobriram que quando as pessoas são agradáveis ​​e conscienciosas, o relacionamento tende a ser mais satisfatório. Então dê o seu melhor para ser agradável no trabalho. Claro, você não será perfeito, mas quando os outros podem contar com você, quando eles sentem que você se importa, quando você demonstra competência e uma propensão para a equidade e quando você passa por eles, isso é um bom presságio para relacionamentos fortes.

2. Aceite os outros

Pesquisas recentes descobriram que os colegas de trabalho podem ser críticos, mas mais aceitação e menos julgamento são melhores para construir relacionamentos fortes. Uma pesquisa publicada na revista Family Relations descobriu que quando as pessoas eram mais receptivas, elas tendiam a ficar mais satisfeitas nos relacionamentos. Mesmo que seja natural criticar ou chegar a conclusões nada lisonjeiras sobre os outros, faça o possível para aceitar seus colegas. Perdoe seu colega de trabalho que não consegue se manter organizado e seja tolerante com seu excêntrico colega de equipe que não consegue expressar uma ideia sem uma linguagem florida e efusiva. Quando você aceita as falhas e fraquezas das pessoas ao seu redor, você terá relacionamentos mais fortes e mais satisfatórios em geral.

3. Confie e seja confiável

De acordo com uma pesquisa no Journal of Personality and Social Psychology, os relacionamentos são um processo de ligação com os outros. Quando você se sente à vontade para compartilhar sentimentos e sente que pode confiar nos seus colegas, reforça suas conexões. Tanto quanto você puder, seja aberto e vulnerável com os outros sobre seus pensamentos, preocupações e emoções. Compartilhe os desafios que você está tendo com um projeto ou dê voz às preocupações que você tem sobre o novo produto e como você acha que ele pode ser melhorado.

Da mesma forma, além de confiar, você precisa ser confiável. Seja alguém com quem os outros possam contar para manter as confidências e apoiá-los pessoalmente — mas também para manter os compromissos e cumprir as tarefas. Quando os outros podem confiar em você do ponto de vista pessoal e da tarefa, é mais provável que você construa laços fortes e duradouros.

Confiança é desejar o melhor para a outra pessoa, guardar o relacionamento no coração e demonstrar isso ao longo do tempo por meio de suas escolhas e comportamentos. A confiança é recíproca, então quanto mais você confia nos outros e demonstra confiabilidade, melhor o relacionamento tende a ficar.

4. Enfatize semelhanças

O velho ditado é verdadeiro: “Pássaros da mesma plumagem, voam juntos”. Você quer relacionamentos diversos e acesso a opiniões variadas para que possa aprender e construir pontes com os outros. Mas, curiosamente, quando sente semelhanças com os outros, tende a ficar mais satisfeito em seus relacionamentos. Uma pesquisa publicada na revista Personality and Individual Differences descobriu que quando as pessoas eram semelhantes em seus traços, valores e atitudes, elas tendiam a ser mais satisfeitas nos relacionamentos. Portanto, mesmo quando houver diferenças entre você e seus colegas de trabalho, enfatize objetivos comuns. Você pode ser ótimo em fazer as coisas e seu colega é o pensador sempre aberto, mas ambos se preocupam profundamente em inovar a nova solução para os clientes. Ou você pode ser politicamente conservador e seu colega de trabalho pode ser liberal, mas ambos se preocupam profundamente com o futuro do trabalho e as opções que sua empresa oferecerá para o trabalho híbrido. Enfatize os lugares em que você concorda e tudo o que você tem em comum, mesmo que você tenha coisas diferentes sobre você.

A língua também importa. Chamado de “determinismo linguístico”, as maneiras como pensamos e falamos podem moldar a percepção. Mais pesquisas no Journal of Personality and Social Psychology descobriram que quando as pessoas em relacionamentos usam mais linguagem que usa termos como “nós” ou “nós”, elas tendem a se sentir mais próximas, mais satisfeitas e mais comprometidas. Ao fazer a apresentação sobre o trabalho de sua equipe de projeto, enfatize o “nós” em seus esforços e dê reconhecimento e visibilidade aos seus colegas de equipe que moldaram e contribuíram para o trabalho.

5. Cresçam juntos

Outro elemento de ótimos relacionamentos é quando as pessoas apoiam as metas de crescimento e desenvolvimento umas das outras. Isso é de acordo com uma pesquisa publicada no Oxford Handbook of Close Relationships. Nos melhores relacionamentos, você sente que pode perseguir seus objetivos e expandir suas habilidades – e também se sente satisfeito com base em seu relacionamento com os outros. Relacionamentos fortes e crescentes também tendem a contribuir para sua própria identidade. Incentive seus colegas de trabalho com seus objetivos a aprender uma nova habilidade ou buscar uma promoção, forneça a eles feedback construtivo e considere se inscrever em uma aula juntos para desenvolver suas capacidades juntos.

6. Compartilhe o poder

Uma necessidade humana fundamental, segundo pesquisas, é a realidade e a percepção de justiça. Além disso, muitos estudos mostraram que, se você acredita que as tarefas ou responsabilidades são distribuídas de forma desigual, tende a se sentir frustrado ou insatisfeito em um relacionamento. E a pesquisa no livro, Power in Close Relationships, descobriu que compartilhar a tomada de decisão e a influência contribui para relacionamentos mais fortes e satisfatórios. Diante disso, compartilhe o poder no trabalho pedindo informações, dando voz às pessoas ao seu redor e buscando ideias de outras pessoas no processo de tomada de decisão. Lembre-se de que você não tem todas as respostas e demonstre humildade intelectual e, assim, compartilhe poder e influência.

Em suma

Amizades no trabalho podem ser algumas das maiores recompensas que recebemos de nossos empregos. Remuneração, benefícios e a oportunidade de contribuir para algo significativo fazem parte da equação de valor, mas sentir-se conectado, apoiado e importante para os outros estão entre os elementos mais primários da felicidade. Tudo conta, e você pode tomar medidas para construir relacionamentos ou reconstruir relacionamentos com colegas, colegas de trabalho e colegas de equipe – e isso contribuirá para sua própria experiência positiva, mas também para a deles.

Compartilhe esta publicação: