Chefe de futuro do trabalho é nova tendência corporativa

27 de janeiro de 2022
Alvarez/ Getty Images

Com a adoção de novos modelos de trabalho, empresas começam a criar cargos específicos para gerenciar esse processo.

Quando um C-Level tem uma nova prioridade de gerenciamento, um novo cargo geralmente é criado. Em meados dos anos 2000, as empresas adicionaram executivos de inovação para focar suas empresas no crescimento orgânico. Nos últimos anos, os diretores de diversidade se multiplicaram para orientar as empresas em direção a uma melhor equidade e inclusão em meio a um reconhecimento racial nacional. Agora, as empresas estão criando cargos focados em experiências de trabalho remotas ou híbridas, à medida que a mudança para o home office se torna um fenômeno duradouro que exigirá mais responsabilidade e maior atenção de suas fileiras de liderança.

Novos dados do LinkedIn fornecidos à Forbes constatam que houve um aumento de 60% nos cargos relacionados ao futuro do trabalho e um aumento de 304% nos títulos que fazem referência a “trabalho híbrido” desde o início da pandemia. Alguns exemplos, diz o LinkedIn, incluem títulos como “líder de flexibilidade no local de trabalho híbrido”, “diretor de trabalho híbrido”, “gerente de operações de espaço de trabalho flexível” e “vice-presidente, engajamento de funcionários e trabalho flexível”.

“As organizações estão descobrindo a necessidade de criar funções com foco específico nesses tipos de programas para realmente repensar e evoluir seu pensamento sobre esse novo mundo de trabalho”, diz Shannon Hardy, vice-presidente de trabalho flexível do LinkedIn.

As funções podem incluir diferentes tipos de responsabilidades e ter níveis variados de antiguidade. O titular do cargo pode ser um executivo abrangente que colabora com equipes imobiliárias, departamentos de TI e gerentes de recursos humanos para desenvolver o futuro da estratégia de trabalho de uma organização. Ou pode ser um gerente de nível médio em RH que se concentra mais estritamente em questões de trabalho remoto, como facilitar questões fiscais para funcionários que desejam trabalhar em estados fora de onde a empresa tem escritórios.

No caso do LinkedIn, a função de Hardy inclui uma ampla gama de responsabilidades, desde fornecer orientação estratégica até revisar as comunicações da força de trabalho sobre atualizações do Covid-19 e requisitos de retorno ao escritório, ajudar gerentes cujos funcionários desejam fazer mudanças domésticas para outros locais e atualizar sistemas de RH para esclarecer postagens de vagas remotas e híbridas.

SAIBA MAIS: Trabalho híbrido e remoto: o que pode (e o que não pode) de acordo com a lei

Para fazer a análise, o LinkedIn usou palavras-chave em inglês e nove outros idiomas em três categorias: cultura da empresa, flexibilidade e bem-estar, considerando todos os cargos no mês de setembro de cada ano entre 2019, 2020 e 2021. A análise, que foi feita como parte de um relatório mais amplo sobre tendências de talentos divulgado na terça-feira, também descobriu que os títulos focados em cultura, flexibilidade e bem-estar estavam em ascensão, com crescimento de 20% em cargos flexíveis relacionados ao trabalho desde 2019 e crescimento de 13% em títulos relacionados a bem-estar. ser e cultura da empresa. Nas postagens de emprego, houve um aumento de 83% nas postagens mencionando flexibilidade desde 2019, segundo a análise do LinkedIn.

Darren Murph, cujo título é “chefe de controle remoto” na empresa de software de código aberto GitLab, também viu um aumento nos cargos focados no assunto, apontando para organizações como a Cleveland Clinic, que adicionou seu primeiro diretor de controle remoto. soluções de força de trabalho no ano passado, e Cimpress, controladora da empresa de impressão personalizada Vista, que tem uma equipe de sete pessoas dedicadas a problemas de trabalho remoto. “A única chance que o híbrido tem de funcionar é se as pessoas investirem em liderança dedicada para isso.”

“Depois da pandemia, empresas fora da tecnologia agora estão fazendo isso”, diz Murph. Ele ocupa o cargo desde 2019 no GitLab, que é remoto desde 2011, e tem defendido que outras empresas adicionem esses cargos.

Murph acredita que cargos com essa responsabilidade serão particularmente importantes em empresas que planejam fazer trabalho remoto e presencial. “A única chance que o híbrido tem de funcionar é se as pessoas investirem em liderança dedicada para isso”, diz ele.

Na Unilever, Patrick Hull detém o título de vice-presidente de aprendizagem global e futuro do trabalho, cargo que assumiu no início de 2021. É seu trabalho trabalhar em iniciativas como requalificar a força de trabalho da empresa de produtos de consumo e implementar novos modelos de emprego, como como o programa U-Work da Unilever, que permite que os funcionários se inscrevam para atuar como trabalhadores de projetos baseados em gig.

Hull diz que ter alguém dedicado ao trabalho permite que eles não apenas estejam cientes das tendências, como o envelhecimento da força de trabalho ou o crescimento da economia gig, mas também ajam de acordo com elas.

“Você pode olhar para todas essas coisas como uma organização e dizer ‘ok, isso é legal’, e então continuar fazendo o que você sempre fez, ou você pode dizer ‘ok, essas coisas estão acontecendo, como podemos aproveitá-las ?’ ” ele diz. “Essa é a relevância de ter esse tipo de papel. Sem alguém dedicado a este espaço, todos estão muito ocupados para realmente [focar] no que essas coisas significam.”