Como se vestir para trabalhar? Essas séries irão inspirar seu look

Suits, Sucession, Morning Show e até Mad Men: cada uma dessas séries tem personagens vestidos para impressionar no trabalho.

Fabiana Corrêa
Compartilhe esta publicação:

Alguns dos personagens mais bem vestidos do streaming corporativo podem servir de inspiração para seu look de segunda-feira

Acessibilidade


O mundo corporativo é tema recorrente de séries. Afinal, é nele que vivemos boa parte dos nossos dramas, começando com o cotidiano tragicômico de “The Office” e chegando até a distopia assustadora de “Ruptura”. Para além de diálogos bem construídos e tramas que prendem, em muitas delas o figurino costuma ser uma atração extra. Advogadas, estagiários, CEOs, empreendedoras – há guarda-roupas inspiradores em todos os níveis do organograma.

Fizemos aqui um apanhado do que há de melhor no dress code do streaming para você assistir nesse final de semana enquanto prepara em seu look da segunda-feira. Dress to impress.

The Good Wife

 

A advogada Alicia Florric (Julianna Margulies), deixou sua carreira para se dedicar à vida de dona de casa e aos filhos, mas volta à ativa para sustentar a família depois que o marido é preso por corrupção. Forte e assertiva, ela faz o papel de boa moça e segue à risca o dress code do mundo das leis, com cortes sóbrios e cores neutras. O figurino é ousadia zero: terninho preto ou cinza, bolsas clássicas de ombro, corte long bob (uma espécie de chanel mais longo), sapatos de salto médio.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Para quem é

Uma aposta sem erro para advogadas e executivas de grandes bancos que querem ressaltar seu trabalho, mas valorizam a descrição acima de tudo. O tipo de pessoa que gosta de estar sempre adequada e precisa ser discreta por conta da área de atuação. Mas, cá pra nós, o closet da Alicia carece de um pouco de ousadia e de personalidade. Você pode começar assim, mas com o tempo vá acrescentando algo de ousado, peças coloridas, bijus.

 

Diane Lockhart, vivida por Christine Baranski, é uma advogada que ocupa o topo da cadeia corporativa. Poderosa e 100% focada na ascensão profissional, a personagem tem uma postura mais agressiva. O figurino de Diane tem o que falta a Alicia: clássico, sim, mas com toques de cor nos tailleurs, feminilidade em vestidos drapeados em tecidos fluidos, estampas ousadas e colares chamativos que são sua marca registrada.

Para quem é:
Executivas poderosas como ela – ou que querem chegar lá, em empresas e áreas de atuação mais formais, que precisam construir uma imagem de poder e autoridade, mas não querem deixar de ser femininas e, em alguns momentos, até mesmo sexy.

Onde assistir: Netflix

The Morning Show

A apresentadora de TV Alex Levy (Jennifer Aniston) é a queridinha dos programas de notícias da manhã e vê sua vida pessoal e profissional virarem de cabeça para baixo quando seu parceiro de palco, Mitch Kessler (Steve Carell) é demitido por má conduta sexual.

Alex pisa firme, se faz ouvir e coloca sua carreira acima de tudo, por isso conquistou fama e riqueza. E por isso também se preocupa em passar credibilidade, transparência e solidez. Sua postura se traduz em peças de alfaiataria impecável e cores sempre neutras, como bege, camelo e cinza. E com muito cashmere porque, afinal, seu salário é um dos melhores da TV e pode pagar por isso.

Leia mais: Trabalho híbrido exige que empresas criem “cultura do descanso” para evitar burnout

Nada ali parece estar fora do lugar, exatamente como a imagem que ela luta para manter em meio ao caos. O cabelo perfeito – e copiadíssimo – de Jennifer Aniston, ajuda a compor a personagem.

Para quem é
Advogadas, executivas do alto escalão do mercado financeiro ou de consultorias de gestão, empresárias que atuem no mercado de luxo, médicas.

Onde assistir: Apple TV+

Succession

A série acompanha a vida e os negócios da família Roy, magnatas da comunicação, e a disputa em torno da sucessão da presidência do conglomerado Waystar Royco. O filho do patriarca, Kendall Roy (Jeremy Strong), parecia ser a escolha mais óbvia para a cadeira de CEO se não fosse por seu vício em drogas e desentendimentos com o pai.
Kendall tenta demais parecer o que não é para sair debaixo da asa do patriarca e assumir o poder. Inseguro, em certo episódio ele compra um par de tênis da grife francesa Lanvin a caminho de uma reunião com os fundadores de uma startup só  para parecer mais descolado.
Na maior parte do tempo, sua aparência é perfeita. Ternos contemporâneos, com uma silhueta ajustada ao corpo e  peças que o transformariam em um ícone de estilo da Faria Lima rapidamente.

Para quem é
Altos executivos de empresas formais ou informais e empreendedores, que queiram se mostrar antenados e transmitir uma certa imagem de inacessibilidade e poder.

Onde assistir: HBO

Mad Men

Nenhuma década foi tão elegante quanto os anos 50 e por isso Mad Men tem lições de estilo que servem para nossos dias. Don Draper (John Hamm) é um publicitário seguro de si e sedutor, que tem uma gaveta de camisas bem passadas à disposição no escritório e começa o dia bebendo uísque em sua sala com vista para a Madison Avenue, em Nova York. Ternos perfeitos e sapatos bem polidos dão um ar de elegância atemporal ao figurino de Don.

Para quem é
Executivos e profissionais liberais podem se inspirar e aprender algo com a elegância nostálgica desse personagem.

Joan Holloway, uma das secretárias da agência onde Don é diretor criativo, tem um guarda-roupa chamativo e colorido, que combinam bem com seu jeito, sedutor e insinuante.

Para quem é

Muitas das peças de Joan serviriam para executivas e empresárias que buscam um visual feminino e que sobressaia na multidão de terninhos cinzas e tailleurs pretos.

Onde assistir: Netflix

Supermães

Quatro mães e profissionais tentam equilibrar a vida pessoal e profissional em Supermães. Kate, Anne, Jenny e Frankie têm personalidades, carreiras e problemas muito distintos, mas contam com o apoio uma da outra para passar por eles enquanto equilibram a maternidade e a carreira.

Assim como a personalidade de cada uma, os estilos são bem diversos. Uma delas, Anne, é psicoterapeuta e atende em um escritório no segundo andar de casa, e tem um dress code urbano, que mistura peças às vezes delicadas, como blusas de babado, ou casacos arquitetônicos com sapatos masculinos. Anne passa a ideia de uma mulher contemporânea e atual, mas facilmente se choca com os desvarios da filha adolescente.

Para quem é:

O visual de Anne se encaixaria muito bem em empresas informais e casuais. Empreendedoras, profissionais liberais e de comunicação, arquitetas, além do pessoal das startups.

Onde assistir: Netflix

Suits

Mike Ross, interpretado por Patrick J. Adams, largou a faculdade de direito, mas é contratado por um grande advogado de Manhattan, Harvey Specter (Gabriel Macht), que percebe o seu potencial. Seus ternos com corte slim combinam com sua juventude e agilidade, assim como o cabelo super curto, ajudam a compor a identidade desse jovem ambicioso em plena ascensão.

Para quem é
Trainees de empresas com dress code mais formal, advogados, executivos em geral.

Onde assistir: Netflix

Billions

JEFF NEUMANN/SHOWTIME

A série acompanha a vida de Bobby Axelrod (Damian Lewis), dono de uma gestora de investimentos que ganhou muito dinheiro com o atentado de 11 de setembro de 2001. Na trama, o promotor-chefe de um dos principais distritos de Nova York começa a investigar os ganhos da empresa de Axelrod que aparenta estar envolvida com ilegalidades.

Para quem é

Seus ternos de caimento perfeito e looks informais se encaixam bem no guarda-roupa de empreendedores e de executivos.

Onde assistir: Netflix

Run the World

A série acompanha as quatro superamigas Whitney, Ella, Sondi e Renee, que vivem e trabalham no Harlem, em Nova York, e suas carreiras, aventuras e relacionamentos. A bem-sucedida Renee (Bresha Webb) sofre com o fim de seu casamento, o que não transparece em suas roupas, sempre alegres e espalhafatosas.

Para quem é

Renee é para lá de criativa, então ela serve de inspiração para quem quer – e pode – encher seu guarda-roupa de cores fortes e chamativas e não tem medo de ser o centro das atenções.

Onde assistir: Starzplay

Grace and Frankie

Imagine que, já na terceira idade, seu marido e o de sua melhor amiga se apaixonassem e resolvessem se casar. Essa é a história de Grace e Frankie. A situação faz com que as duas morem juntas e desenvolvam uma profunda conexão. A filha de Grace, Brianna, é a dona do guarda-roupa mais poderoso da série. Ela herda a empresa de cosméticos da mãe esbanja cor e sensualidade nos looks.

Para quem é: empreendedoras, empresárias e pessoas da área de comunicação. Se você gosta de estar sempre em evidência e de mostrar feminilidade, Brianna é a inspiração certa.

Onde assistir: Netflix

Scandal

Depois de deixar o cargo de consultora de comunicação da Casa Branca, Olivia Pope abre sua própria agência. Agora, ela protege a imagem das maiores figuras públicas dos Estados Unidos. O guarda-roupa cheio de classe da personagem principal é uma atração à parte do show.

Para quem é: Olivia Pope é um ícone de elegância para todos os estilos. Dos sobretudos bem recortados e coloridos às capas e luvas, passando pelos cardigans despojados, há um look da personagem para cada ocasião. Não importa a sua área de atuação, inspire-se em Pope e aprenda a usar as peças a seu favor para estar sempre sofisticada.

Leia mais: Inscreva-se para a seleção da lista Under 30 2022

Compartilhe esta publicação: