C-Suite: para líder de inovação da BRF, sucesso tem a ver com engajamento

Luiz Franco fez carreira em marketing e agora será responsável pela estratégia das marcas da empresa de alimentos

Fernanda de Almeida
Compartilhe esta publicação:

Luiz Franco passou uma parte de sua carreira em Dubai como diretor de marketing e agora assume área de inovação na BRF

Acessibilidade


Com mais de 20 anos de experiência em marketing de bens de consumo – metade disso atuando na BRF –, Luiz Franco assume o departamento de inovação da empresa de alimentos. Ele foi diretor de marketing do mercado halal (que significa permitido, em árabe), em Dubai, liderou durante três anos a unidade de negócios BRF Ingredientes e agora será responsável pela estratégia das marcas da empresa,  que envolve nomes como Sadia, Perdigão e Qualy. 

Leia também: C-Suite: nova gerente comercial de TI da Adecco quer abrir caminho para mulheres em sua área

O C-Suite desta semana também traz movimentações nas áreas de tecnologia, automóveis e beleza. Carolyn Henry é a nova vice-presidente de marketing da Intel e líder do setor no continente americano. Silene Chiconini assume o cargo de diretora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Volkswagen para a América do Sul. Fábio Barbosa é o novo CEO da Natura & Co.

Forbes: Quais foram os principais aprendizados da sua carreira?

Luiz Franco: Primeiramente, o foco no consumidor pois é ele quem nos remunera, que atribui valor e decide entre o nosso sucesso e nosso fracasso. Também precisa investir nas pessoas. Você precisa engajar os seus pares, as pessoas que trabalham com você, seus clientes. Se você não prestar atenção em pessoas é muito difícil fazer marketing hoje em dia, onde a verdade prevalece.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

F: Quais as habilidades mais importantes para trabalhar na sua área? 

LF: Você precisa ser analítico o bastante para saber priorizar, saber qual das oportunidades você vai escolher, entender o que está acontecendo em termos de cenário econômico.

F: O que você vai trazer da sua trajetória para esse novo cargo e quais desafios deve enfrentar?

LF: Primeiro, a tranquilidade de quem já passou por alguns ciclos importantes na BRF e, por outro, o censo de urgência e a velocidade de quem quer ver essa empresa retomar o crescimento muito forte. A situação econômica do país hoje é um desafio. De um lado, você tem a inflação e de outro você tem o achatamento da renda do consumidor. Mas, colocando as pessoas no centro, elas ainda querem ter momentos de indulgência e possibilitar isso é o nosso objetivo. 

  • Carolyn Henry foi promovida a vice-presidente de marketing da Intel e líder do setor no continente americano. Ela está na empresa desde 2019 e também já passou por companhias como BMC Softwere e IBM.

  • Marcel Regis é o novo COO da Loft, startup que atua no mercado imobiliário. Ele estava há três anos na Colômbia trabalhando na AB InBev, como presidente da cervejaria Bavaria, a maior da Colômbia e uma das maiores da América Latina.

  • Tatiana Pinheiro foi anunciada como a nova economista-chefe da empresa global de investimentos Galapagos Capital. A executiva, que tem cerca de 20 anos de experiência no setor financeiro, já trabalhou em bancos como Santander, BNP Paribas, ABN AMRO e também na gestora Panamby Capital, como sócia e economista-chefe.

  • Fábio Barbosa assume o cargo de CEO da Natura & Co, deixado por Roberto Marques. Ex-presidente do Santander Brasil e do Grupo Abril e atual conselheiro da Natura & Co e presidente do comitê de pessoas, Fábio terá como missão liderar uma frente de trabalho que estabelecerá uma nova estrutura corporativa.

  • Maytê Carvalho assume o cargo de chief growth & strategy officer da Cubo, em Nova York. Ex-O Aprendiz e Shark Thank e autora do best-seller “Persuasão – Guia prático sobre retórica e comunicação persuasiva”, Maytê tem passagens por empresas como TBWA Chiat Day, New Content e Grey. Na Cubo, ela vai desenvolver estratégias para Pepsico, Unilever, Spotify e Absolut, além de trabalhar com o crescimento interno e externo.

  • Silene Chiconini é a nova diretora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Volkswagen para a América do Sul. Ela também fará parte do Comitê Executivo da marca na região. Silene já passou por empresas como Hill & Knowlton, HP, DuPont, Walmart Brasil, Votorantim Metais, Mars Brasil, Monsanto e BNP Paribas Brasil.

  • A fabricante de pneus e peças automotivas Continental anunciou o executivo Leandro Ramiro como gerente de marketing da empresa para o Mercosul. Ele já passou por companhias como Fiat Automóveis, Hyundai Motor Brasil e Volkswagen do Brasil e, na Continental, terá o objetivo de entender o comportamento dos consumidores.

  • A Scala Data Centers anunciou a executiva Ana Paula Romantini como a nova CFO para a América Latina. Ana Paula tem 28 anos de experiência no mercado financeiro e já passou por companhias como Localfrio, Elektro, IG e Telemar, além de ter ficado por 13 anos na Santo Antônio Energia, responsável pela Hidrelétrica Santo Antônio.

Carolyn Henry foi promovida a vice-presidente de marketing da Intel e líder do setor no continente americano. Ela está na empresa desde 2019 e também já passou por companhias como BMC Softwere e IBM.

Compartilhe esta publicação: