6 maneiras de deixar um legado de carreira memorável

As melhores maneiras de ser lembrado na carreira têm menos a ver com você e mais com a forma como você faz os outros se sentirem

Amy Blaschka
Compartilhe esta publicação:

Seja atento, gentil e persistente para deixar um legado de carreira positivo

Acessibilidade


Quando você pensa na pessoa mais memorável da sua carreira, quem vem à mente e por quê?

Você provavelmente pensou em um destes dois extremos: um mentor incrível que todos adoravam ou alguém sem noção e egocêntrico que sempre irritava as pessoas.

Ser verdadeiramente memorável na tem menos a ver com você e mais com a forma como você faz os outros se sentirem. Para o bem ou para o mal, a impressão que você causa em alguém perdura muito além do seu encontro com ela, às vezes por toda a sua carreira.

É da natureza humana querer passar tempo com aqueles que nos fazem sentir bem, cuidados e ouvidos, por isso faz sentido cultivar uma presença que desperte esses sentimentos.

Aqui estão as seis melhores maneiras de deixar um legado positivamente memorável na carreira:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

1. Seja atento

Você já tentou conversar com alguém enquanto a pessoa está olhando para o celular? Como aquilo fez você se sentir?
Quando você é um ouvinte ativo (leia-se: contato visual obrigatório), você sinaliza aos outros que está interessado e presente, e que o que eles dizem importa, promovendo confiança e respeito. E spoiler: isso é impossível de fazer quando você é multitarefas.

Leia também: Veja a qualidade mais importante para deslanchar sua vida e carreira

2. Seja gentil

Quando você lidera com gentileza, cada interação com os outros deixa uma impressão positiva duradoura. Sorrir para as pessoas, dizer bom dia e segurar a porta são maneiras simples de expressar bondade. Essa gentileza é contagiante e cria um ciclo virtuoso de bondade.

3. Seja grato

Não tenha medo de demonstrar sua gratidão. Ninguém se cansa de ouvir feedback positivo porque, infelizmente, a maioria das pessoas só fala quando tem algo para reclamar. Seja a pessoa que regularmente se esforça para expressar gratidão, envia notas de agradecimento escritas à mão (uma ação subestimada, mas impactante na era da tecnologia) e oferece elogios genuínos a todos, dos colegas ao garçom. Você será lembrado como alguém que aprecia os outros.

4. Seja prestativo

Os menores gestos costumam ter o maior impacto, principalmente quando feitos sem a expectativa de reciprocidade. Por exemplo, uma simples apresentação entre contatos pode criar uma nova parceria poderosa. E compartilhar lições aprendidas, recomendações e ferramentas para economizar tempo pode ajudar outras pessoas e fazer você se destacar de uma forma positiva. O que te custa pouco tempo pode ser inestimável para a carreira de outros.

5. Seja único

Em vez de tentar se encaixar, aprenda a se destacar. Você brilha quando abraça e destaca o que te torna diferente e como sua singularidade agrega valor e ajuda as pessoas. E essa luz atrai outros para você pelas razões certas.

6. Seja consistente

Se as pessoas não puderem contar com você, você rapidamente irá perder a confiança dos outros. E se eles não puderem confiar em você, eles vão te evitar.

A consistência demonstra aos outros que você é confiável e que não vai decepcioná-los. Em um mundo onde isso está se tornando cada vez mais raro, sua consistência te ajudará a se destacar de forma positiva e fará com que os outros te procurem.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: