Dia do Amigo: como fazer amizades no trabalho

Neste Dia do Amigo, saiba qual a importância de nutrir boas amizades no trabalho e aprenda como fazer isso

Redação
Compartilhe esta publicação:

Ter amigos no trabalho é importante para a carreira, aumenta o engajamento, a performance e a felicidade dos funcionários

Acessibilidade


Você tem um melhor amigo no trabalho? Ao fazer essa pergunta e analisar as respostas, a empresa de pesquisas Gallup percebeu uma forte ligação entre ter amigos no ambiente profissional, o engajamento dos funcionários e o esforço que eles colocam no trabalho.

As mulheres que dizem ter um melhor amigo no trabalho, por exemplo, têm duas vezes mais chance de estar engajadas em suas atividades do que as que dizem o contrário.

Ter amigos no trabalho pode contribuir com a sua capacidade de se concentrar, lidar com contratempos, melhorar seu desempenho e aumentar o seu salário, segundo Ron Friedman, psicólogo e consultor de mercado. “A amizade é o fator mais negligenciado quando se trata de construir um ambiente de trabalho extraordinário”, diz ele.

Você pode desenvolver amizades em qualquer lugar, mas o trabalho é o principal lugar onde você faz e mantém amizades. Há três razões para isso:

  1. Passamos tanto tempo no trabalho que é natural desenvolver relacionamentos porque colocamos energia em conhecer pessoas e construir proximidade e familiaridade.
  2. Geralmente trabalhamos com pessoas que podem ter interesses ou estilos semelhantes. Pesquisas mostram que as pessoas tendem a escolher uma carreira com base em características de personalidade, então é comum que as pessoas com quem você trabalha tenham algumas semelhanças com você – o que é um forte combustível para a amizade.
  3. O trabalho tende a gerar uma interação significativa, fornecendo uma base para a amizade. Na aula de ioga, você pode apenas dizer “oi” ou trocar gentilezas superficiais, mas quando você está nas trincheiras com outras pessoas no trabalho, é uma oportunidade de construir um vínculo muito mais profundo.

Benefícios de ter pelo menos um amigo no trabalho

  • Felicidade: Uma das chaves para a felicidade no local de trabalho é se sentir engajado. Ter pelo menos um amigo no trabalho ajuda você a se sentir mais engajado, não apenas nas atividades que está realizando, mas também no quadro geral da empresa.
  • Motivação: Quando uma organização tem funcionários felizes e satisfeitos, eles tendem a ser mais produtivos e motivados para realizar o trabalho. Os amigos são grandes motivadores. É por isso que os treinadores fitness sempre falam sobre ter um companheiro de treino: você é responsável por alguém que está torcendo por você tanto quanto você está torcendo por ele.
  • Produtividade: Assim como a motivação, a produtividade aumenta quando uma pessoa se sente engajada em seu trabalho. Enquanto alguns amigos podem ser uma distração, bons amigos de trabalho podem elevar o trabalho uns dos outros e fornecer o apoio que cada um deles precisa para realizar o trabalho.
  • Criatividade: Há tantos exemplos em filmes, TV e teatro onde as pessoas se unem e algo incrível acontece. É por isso que vemos diretores contratando os mesmos atores o tempo todo e por que roteiristas de comédia são melhores amigos ou estão em um relacionamento. Ao contrário de seus amigos da faculdade, apenas seu amigo do trabalho pode te ajudar a resolver um problema de trabalho de forma criativa.

Esses quatro benefícios se interconectam. Para ter sucesso no trabalho, você precisa se sentir feliz, produtivo, motivado e criativo, mas sem pelo menos uma pessoa ao seu lado, torcendo por você e aparecendo quando as coisas estão difíceis, isso pode parecer quase impossível.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Ter pessoas em quem você confia e de que você gosta no trabalho é importante para a carreira, aumenta o engajamento, a performance e a felicidade dos funcionários. Mas há um outro aspecto que traz benefícios para os empregadores: o senso de lealdade. “Quando os nossos colegas de trabalho são nossos amigos, é muito mais difícil de sair”, diz Friedman. Por isso, é importante que líderes estabeleçam momentos para conectar seus funcionários e interagir com eles.

Veja também: 10 filmes sobre amizades que extrapolaram o ambiente de trabalho

5 dicas para fazer amizades no ambiente de trabalho

Agora que você sabe como é importante ter pelo menos um amigo no trabalho, é hora de encontrar esse amigo.

Faça o primeiro movimento

Dê o primeiro passo: Ofereça suporte a um colega de trabalho quando ele menos esperar. Mostre que você está disposto a ser um verdadeiro amigo ao criar novas oportunidades ou ajudar alguém a ter sucesso, seja em pequenas atividades ou grandes projetos. Você até pode se queimar no processo, mas o mais provável é que te apoiem.

Leia as entrelinhas

Isso pode parecer simplista, mas a maioria de nós é um mau ouvinte. Grande parte das pessoas está constantemente preocupada em contar suas próprias histórias. Quando alguém fala, por exemplo, que teve outro fim de semana ruim, pode estar dando brecha para se conectar com você. Ou, quando seu colega diz que está totalmente sobrecarregado e, por isso, não pode falar naquele momento, pode ser a situação ideal para perguntar se você pode ajudá-lo de alguma maneira. Faça uma pausa e se pergunte: “O que eles estão tentando dizer?”. Isso pode melhorar qualquer relacionamento.

Permaneça positivo

É verdade que colegas de trabalho podem formar vínculos ao reclamar do chefe, de outros funcionários ou de políticas desfavoráveis ​​da empresa, mas falas negativas raramente criam confiança. Não há problema em ouvir as reclamações, mas tente manter um discurso positivo. Por exemplo: se alguém quiser falar sobre os defeitos do chefe, tente manter um discurso de empatia, isso mostra aos seus amigos que você também não vai falar mal deles.

Tenha espírito de equipe

Olhe em volta para ver como suas ações ajudam os outros e como é possível melhorá-las. Se você está do lado certo e acha que há pouco a fazer além de observar, pense de novo. Você pode não colocar uma bola no campo, mas pode torcer por aqueles que o fazem.

Mantenha sua palavra

Se você disser que vai fazer algo, faça. Não há maneira mais rápida de destruir a confiança de alguém do que quebrar uma promessa.

Como fazer amigos no trabalho remoto

Embora o trabalho remoto tenha trazido uma série de benefícios e flexibilidade para o dia a dia, ele tirou um dos poucos ambientes propícios para fazer amizades.

Fazemos amigos quando conhecemos alguém com quem nos relacionamos e temos pelo menos uma ou duas coisas em comum. Construímos amizades vendo a pessoa frequentemente, e esse é um dos maiores desafios de fazer amigos quando se é adulto trabalhando remotamente. Você pode até conhecer alguém novo, mas quando não está pessoalmente, perde a oportunidade de ver essa pessoa repetidamente para reforçar e construir o relacionamento.

Insistência

Você precisa definir a intenção de fazer amigos. Toda vez que alguém com ideias ou interesses semelhantes aparecer em uma reunião, tente entrar em contato depois e conversar sobre aquele ou outros assuntos.
Deixe seus outros amigos do trabalho saberem que você quer fazer mais amigos. Se você é novo na empresa, seja transparente e fale com as pessoas. A maior diferença entre fazer amigos na escola e no trabalho é que você precisa ser direto e dizer o que quer.

Consistência

Se você quer construir um relacionamento, é preciso ver essa pessoa várias vezes e conhecer um ao outro para construir essa conexão. Se você tiver uma conversa com alguém que acha que pode ser um amigo em potencial, seja consistente.

Isso significa que você pode ter que iniciar conversas no Zoom ou por mensagem no começo. Não se preocupe em incomodar; se a outra pessoa não quiser ser sua amiga, ela encontrará um motivo para dizer “não”. Mas, se ela quiser, ela também vai demonstrar.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: