10% dos Profissionais Contratados em 2024 Têm Cargos Que Não Existiam em 2000

31/10/2024

 

 

A rápida transformação do mercado de trabalho já é perceptível nos novos cargos e prioridades das empresas. De acordo com um novo levantamento do LinkedIn, 10% dos profissionais contratados em 2024 ocupam cargos que não existiam nos anos 2000, como cientista de dados, gerente de sustentabilidade e engenheiro de inteligência artificial.

O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos impulsiona novas demandas. A expectativa é de que as competências exigidas pelo mercado mudem em 75% até 2030. De acordo com o levantamento do LinkedIn, que entrevistou mais de 2 mil profissionais de recursos humanos em 10 países, além de 5 mil pessoas de nível sênior e usuários da plataforma, 9 em cada 10 líderes empresariais brasileiros acreditam que a procura por novas habilidades e funções está mais intensa do que nunca.

Leia também

Carreira
16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho
Carreira
Veja Quais as Habilidades Necessárias para Entrar no Plano de Carreira da Disney Brasil
Carreira
10 Apps de Produtividade para Facilitar Sua Rotina de Vida e Trabalho
Getty Images

Até 2025, 62% das empresas querem adotar novas ferramentas de IA, o que deve gerar uma demanda por habilidades específicas na tecnologia

Isso vale não só para os profissionais, mas também para as companhias. “A necessidade de adaptação contínua do mercado de trabalho exige que as empresas se reinventem na forma de executar cada função”, diz Ana Claudia Plihal, executiva de soluções de talentos do LinkedIn no Brasil.

Para 2025, as prioridades organizacionais incluem a qualificação e requalificação de colaboradores (49%) e a integração de equipes multigeracionais (32%), além do destaque para a adoção de novas tecnologias e ferramentas de inteligência artificial (62%). “A IA está cada vez mais presente, mas muitas organizações ainda estão buscando entender como implementá-la de forma eficaz”, diz a executiva. Segundo a pesquisa, apenas 9% das lideranças empresariais no país afirmam que suas organizações estão à frente quando o assunto é a adoção da inteligência artificial.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  • Siga Forbes Mulher no Instagram

Em meio a essas transformações, alguns profissionais podem ganhar mais responsabilidades. Na área de RH, que tem ganhado destaque nas organizações, 66% dos profissionais relatam uma pressão crescente para ajudar suas empresas a enfrentar essas mudanças. “Nesse contexto, eles muitas vezes enfrentam uma sobrecarga significativa de trabalho, o que pode comprometer seu desempenho.”

Escolhas do editor

Escolhas do editor
Como o Pacote Fiscal Afeta Planejamento de Quem Ganha R$ 50 Mil?
Escolhas do editor
Brain Rot: Palavra do Ano é Alerta para o Efeito Tecnológico na Perda Cognitiva
Escolhas do editor
IBM Oferece Cursos Gratuitos de Computação em Nuvem