Preguiçosa ou Disruptiva? As Vantagens que a Geração Z Traz para o Mercado de Trabalho

01/11/2024

 

 

Se você é um líder millennial ou da geração X, provavelmente já enfrentou algum tipo de tensão e frustração com seus funcionários Gen Z. Uma pesquisa feita pela plataforma de currículos Resume Genius mostra que essa é a geração mais difícil de liderar. Por isso, 6 em cada 10 empresas nos EUA desligaram jovens recém-contratados desde o início do ano.

É fácil olhar para eles, com seus celulares e redes sociais, e dizer que são preguiçosos, privilegiados ou desconectados da realidade. Mas, se você analisar mais a fundo, perceberá que a geração Z traz um conjunto completamente novo de habilidades e preferências de trabalho para a mesa — e, se forem valorizadas, essas diferenças podem beneficiar sua empresa mais do que se imagina.

Isso porque algumas das reclamações mais comuns que os profissionais seniores fazem em relação aos seus liderados da nova geração, na verdade, podem agregar valor.

Veja, a seguir, o que a geração Z está trazendo de mais positivo para o mercado de trabalho e como maximizar seu potencial.

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Eles são nativos digitais e adeptos às novas tecnologias

A geração Z cresceu com celulares, mídias sociais e a internet na palma da mão, o que faz deles altamente adeptos ao uso de novas tecnologias – uma habilidade essencial para ter sucesso no futuro do trabalho. Muitos deles dominam novos softwares, plataformas ou ferramentas sem muito treinamento prévio. Estima-se que 74% da geração Z tenha a ambição de aprender novas habilidades e se desenvolver profissionalmente, segundo o LinkedIn.

Alguns gerentes reclamam que seus funcionários da geração Z são “viciados em seus celulares”, mas se encontrarmos o lado positivo nisso, podemos assumir que muitos também são praticamente fluentes em usar as mídias sociais para engajamento de marca e marketing, por exemplo.

Eles geralmente gostam e são bem-sucedidos quando recebem uma tarefa que envolve justamente estar em seus telefones, o que pode incluir fazer pesquisas de mercado sobre concorrentes, interagir com clientes ou influenciadores que podem se tornar parceiros de marca e aumentar a visibilidade da empresa em redes como Instagram, TikTok e LinkedIn.

Os jovens também conseguem encontrar rapidamente soluções inovadoras para desafios técnicos e tendem a ser excelentes em pesquisar e encontrar respostas de forma independente online, o que pode reduzir perguntas e atrasos que consomem tempo. Diversidade (de todos os tipos, inclusive geracional) é premissa para a inovação.

Se você gerencia profissionais da geração Z, incentive-os a liderar iniciativas baseadas em tecnologia. Seja pilotando um novo software de gerenciamento de projetos ou expandindo sua estratégia de mídias sociais, deixe que eles assumam a liderança e compartilhem suas percepções sobre como otimizar processos ou aumentar o engajamento online. Como líder, concentre-se em dar liberdade no espaço digital e busque conselhos ao incorporar a tecnologia em seus fluxos de trabalho diários. Pesquisas mostram que essa é uma geração que busca ser protagonista no trabalho, e ter um projeto para chamar de seu pode ser engajador.

Eles têm muito a ensinar sobre equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Ao contrário dos millennials e da geração X, que frequentemente eram elogiados por serem workaholics, os profissionais da geração Z valorizam seu tempo livre. Eles querem manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, e por isso valorizam ambientes de trabalho flexíveis. Você pode notar que essa geração é rápida em pedir opções de trabalho remoto ou questionar horários muito rígidos. Um relatório da Deloitte mostra que 75% deles preferem um emprego que oferece total flexibilidade a outro com salário mais alto.

A demanda da geração Z por esse equilíbrio não vem da preguiça. Na verdade, reflete uma definição saudável de limites que pode levar a uma maior produtividade a longo prazo. Ao respeitar essa necessidade, você pode reduzir o esgotamento e a rotatividade, além de construir uma equipe mais motivada. O foco desses profissionais na saúde mental também pode ajudar a promover uma cultura de trabalho mais empática e solidária, o que beneficia a todos.

Portanto, cabe aos líderes implementar flexibilidade sempre que possível. Considere opções de trabalho híbrido, horários flexíveis ou iniciativas de bem-estar para mostrar que você entende a importância desse equilíbrio. Isso não significa baixar os padrões, mas sim criar um ambiente onde os funcionários possam prosperar enquanto mantêm sua saúde mental em dia.

Produtividade não é sobre estar sentado atrás de uma mesa das 9h às 17h, isso não significa que a pessoa vai estar trabalhando durante todo esse tempo. Além disso, a flexibilidade não é importante apenas para os mais jovens. Esse é um benefício inegociável para 46% dos profissionais, segundo uma pesquisa da WeWork em parceria com a consultoria PageGroup, que ouviu as opiniões de mais de 10 mil profissionais em cinco países da América Latina.

Eles valorizam a diversidade

A geração Z é uma grande defensora da diversidade e inclusão. Eles esperam que os ambientes de trabalho não apenas falem sobre o tema, mas também implementem ativamente políticas que reflitam esses valores. Essa geração não tem medo de desafiar o status quo ou fazer perguntas difíceis sobre as práticas éticas de uma empresa.

Esse foco leva a um ambiente de trabalho mais dinâmico e inovador. Estudos mostram que equipes diversas têm melhor desempenho e são mais criativas na resolução de problemas complexos. A pressão da geração Z por inclusão pode ajudar a construir uma cultura organizacional mais forte e resiliente que atraia os melhores talentos e se mantenha alinhada com as expectativas dos consumidores.

Certifique-se de incentivar seus funcionários da geração Z a liderar iniciativas de DEI (diversidade, equidade e inclusão) e participar de comitês focados no tema. Dê espaço para suas vozes nas conversas sobre políticas do ambiente de trabalho e seja transparente sobre como você planeja abordar os desafios de DEI. Isso não apenas fará com que eles se sintam valorizados, mas também melhorará a cultura e o desempenho geral da organização.

Eles perguntam “por quê?”

Se seus funcionários mais jovens estão questionando o “porquê” por trás das decisões da empresa, não é porque eles são difíceis ou rebeldes. A geração Z prioriza o propósito e o impacto social para além de marcadores tradicionais de sucesso, como salário ou cargos (apesar de também valorizarem estes últimos). Eles são motivados por empresas que se alinham com seus valores pessoais e querem ver que seu trabalho contribui para algo maior.

O lado positivo é que pessoas motivadas por um propósito tendem a ser mais engajadas e produtivas. Quando os profissionais da geração Z acreditam na missão da empresa, eles são mais propensos a assumir a responsabilidade por projetos, colaborar efetivamente e permanecer leais à organização. Alinhar os objetivos empresariais com uma causa maior também pode melhorar a reputação da marca da sua empresa e ajudar a atrair clientes socialmente conscientes e grandes talentos.

Portanto, certifique-se de que a missão e os valores da sua empresa sejam claros e integrados de forma autêntica nas operações diárias. Você também pode oferecer oportunidades para que os funcionários da geração Z participem de iniciativas de responsabilidade social corporativa ou projetos de voluntariado. Esses esforços permitirão que eles conectem seu trabalho ao impacto maior que buscam.

Eles se viram bem sozinhos e com os outros

Os profissionais da geração Z valorizam a colaboração, mas não querem ser microgerenciados. Eles estão abertos a trabalhar em equipes, mas também se sentem confortáveis em atuar de forma independente e resolver problemas por conta própria. Eles buscam orientação, mas também pedem autonomia assim que entendem as expectativas.

Encontrar o equilíbrio certo entre colaboração e independência é essencial para que eles possam oferecer novas ideias e soluções inovadoras sem precisar de supervisão constante. Esse nível de autonomia pode liberar tempo para os gerentes se concentrarem em questões de maior importância.

Dê aos seus funcionários da Geração Z a autonomia para gerenciar seus projetos, mas estabeleça canais de comunicação claros para feedback e suporte. Agende chamadas semanais de 1:1 para garantir que todos estejam na mesma página e, em seguida, deixe-os fazer seu trabalho. Permita que eles tomem decisões e experimentem diferentes abordagens em um ambiente que tolere os erros (que são naturais do aprendizado) e, portanto, incentive a inovação.

Muitos líderes millennials e da geração X estão à beira de um colapso sem saber como lidar com seus funcionários Gen Z, mas não precisa ser assim. Entender e abraçar as preferências de estilo de trabalho dos jovens profissionais é crucial para criar um ambiente de trabalho produtivo para todos.

Ao aproveitar suas forças — seja a habilidade tecnológica, o compromisso com diversidade e inclusão ou a priorização de propósito — você não só melhorará a satisfação no trabalho, mas também preparará sua empresa para o sucesso a longo prazo.

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Em vez de bater de frente com essa geração e tentar forçá-los a ser o profissional que você foi aos 25 anos, valorize seus talentos únicos e você pode descobrir que eles são exatamente os agentes de mudança de que você precisa.

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