No ponto: Fim de ano ou final de ano?

"Fim" se opõe a "início", e "final" opõe-se a "inicial". Logo, o correto é "fim de ano".

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:
Getty
Getty

Como se escreve: fim de ano ou final de ano? Cíntia Chagas responde

Acessibilidade


Nem bem o ano acabou, e já estamos ouvindo a querida Simone com a cobrança de sempre: “Então é Natal, e o que você fez?”. Não sei você, leitor, mas eu esclareci milhares de dúvidas de português, do início ao fim do ano. Ops! Ou seria final do ano? E o que dizer das expressões fim de ano e final de ano?

Vamos lá: você falaria inicial de ano ou início de ano? Pois bem. Se FIM se opõe a INÍCIO, e FINAL opõe-se a INICIAL, por comparação, você deveria dizer fim de ano (já que diz início de ano), e não final de ano, entendeu? Logo, também seria do início ao fim do ano.

SAIBA MAIS: No ponto: Natal ou natal?

Entendi, professora. Mas e o fim de semana nessa história, você há de perguntar. Fim de semana é uma expressão, consagrada pelo uso, para nos referirmos ao período que vai da sexta-feira à noite até o domingo à noite ou até a segunda-feira de manhã. Então final de semana estaria inadequado? Sim, leitor, estaria.

E se eu quisesse fazer referência não a esse período, mas à quinta-feira, como ficaria? Bem, nesse caso, a quinta-feira seria o início do fim DA semana. Verei você no fim da semana não necessariamente significa ver no fim de semana, concorda? Idiossincrasias da nossa língua, leitor. Idiossincrasias.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Falando nisso, termino por aqui.

Até semana que vem.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

 

Compartilhe esta publicação: