Camila Farani: Como liderar pessoas durante a crise

Compassionate Eye Foundation_Mark Langridge/Getty Images
Esse é o momento em que o líder precisa mostrar que está pronto para ajudar as pessoas da sua equipe

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para todos ao redor do mundo, e dentro das empresas os líderes têm um desafio ainda maior, já que a sobrevivência de muitos negócios depende da forma como as pessoas em posições de liderança conduzirão seus times daqui pra frente.

E existem 03 passos que serão essenciais para que o líder consiga manter seu time motivado e unido para superar os desafios.

Entenda as necessidades de cada estágio da crise

Toda crise, seja ela sanitária, política ou financeira, sempre passa por estágios dos mais agudos aos mais leves, e você como líder precisa saber identificar isso.

Porque muitas vezes as pessoas do seu time estão tão focadas em manter as coisas funcionando que não se dão conta de que ciclos começam e terminam durante uma crise como a da Covid-19.

Repare que no começo da pandemia, o principal esforço dos líderes, de um modo geral, era o de manter as pessoas calmas, já que se sabia pouco sobre o que estava acontecendo.

Depois disso, vem a fase de adaptação, onde o líder precisa ajudar todos a encontrarem formas de adaptar seu trabalho sem se colocar em situação de risco.

Foi nesse estágio que os restaurantes e empresas de alimentação, por exemplo, converteram suas operações para o delivery, mesmo aqueles que não fizessem isso até então.

E isso só foi possível quando os líderes entenderam que a situação exigia esse tipo de movimento.

Clareza na comunicação é fundamental

Durante todos os estágios de uma crise existe um verdadeiro bombardeio de notícias, principalmente, nativas, que acaba tomando totalmente a atenção das pessoas.

E como se o volume de informação nesses tempos já não fosse o bastante, a incerteza e o medo também crescem nesses períodos.

Agora imagine se, com tudo isso, você ainda não tiver clareza na forma como se comunica com a sua equipe e seus parceiros.

Por isso, é tão importante que o líder seja capaz de se comunicar de uma forma clara, direta, para manter a calma e a confiança das pessoas em níveis minimamente elevados.

O Walmart, por exemplo, adotou uma postura voltada para os cuidados pessoais que foi batizada de 6-20-100:

  • Mantenha uma distância de 6 pés de distância das pessoas;
  • Leve 20 segundos para lavar as mãos;
  • Se notar temperatura corporal acima de 100 graus Fahrenheit (37,7ºC), fique em casa.

Isso foi comunicado a todos pelo CEO da empresa, com o objetivo de garantir mais segurança a todos dentro e fora do trabalho.

E aqui tem um outro ponto importante e que precisa ser observado pelo líder ao se comunicar com o time, que é o tom da comunicação.

Quando você foca a sua comunicação no que as pessoas não devem fazer, é muito comum que elas acabem duvidando do que está sendo dito por diversas razões.

Então, em vez de tentar minimizar o problema, procure mostrar a todos o que fazer para amenizar os impactos da situação.

Porque tudo que está acontecendo é um fato e nada pode ser feito, além de evitar riscos desnecessários.

Além disso, você como líder não pode ficar esperando informações oficiais para conversar com o seu time, porque as informações correm numa velocidade absurda hoje em dia.

E se você demora demais pra dar uma posição ou comunicar um fato, rapidamente eles vão começar a tirar suas próprias conclusões, e isso pode literalmente colocar todo o trabalho a perder.

A repetição também é um recurso importante na comunicação entre líder e time para que as ideias sejam absorvidas por todos, então utilize isso a seu favor.

Existem estudos que em questões que envolvem saúde, repetir a mensagem de 10 a 20 vezes ajuda a fixar e a fazer com que o receptor tenha sua percepção de risco aumentada.

Transparência sempre

Se tem algo que as pessoas não precisam hoje em dia é de um líder que não tenha uma comunicação totalmente transparente.

Eu sei que isso pode soar estranho, já que notícias negativas podem desanimar o time, só que você vai ter que ajudar as pessoas a lidarem com suas emoções.

Então, se você não é transparente nas informações que entrega para o seu time, eles se tornam mais suscetíveis a emoções negativas quando se depararem com situações negativas.

Mesmo que no primeiro momento pareça que isso pode arranhar o seu relacionamento com seus liderados, ser transparente vai fazer com que eles tenham ainda mais confiança em você para continuar enfrentando os desafios do dia a dia.

Seja resiliente

Ninguém sabe ao certo quanto tempo vai levar até que as coisas voltem a ficar mais próximas do que eram, apesar da certeza de que muita coisa vai mudar daqui pra frente.

No entanto, o que se sabe com certeza é que muitos negócios ainda vão enfrentar desafios grandes e dolorosos, e quem não for suficientemente resiliente vai sofrer muito mais durante esse processo.

E nesse cenário, o líder resiliente terá um papel chave para manter o seu time engajado com o negócio, independentemente das notícias e do cenário externo.

Com essa habilidade você vai poder compreender melhor o que as pessoas à sua volta estão passando, e poderá oferecer ajuda real e interessada.

Isso vai fazer com que todo esse processo seja menos impactante para você e para seus colegas.

Fechamento

Esse é o momento em que você precisa mostrar para todos que, além de ocupar uma posição hierarquicamente superior, você é um líder que está pronto para ajudar as pessoas da sua equipe em suas dificuldades enquanto durar esse período de incertezas e instabilidade nos mercados.

Com essa postura fica muito mais fácil mostrar para os demais que desistir não é uma opção.

Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinekdIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.

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