Ajuda Já & Ciência de Dados

arte sobre foto/getty images

O Ajuda Já, aplicativo de prevenção ao suicídio, ganhou uma versão para o sistema operacional Android como resposta de seus desenvolvedores à pandemia. O usuário pode cadastrar até três contatos de emergência e, a partir deste registro, o aplicativo funciona como um botão de pânico. Ao acionar o botão, o app envia um SMS customizado para os contatos de emergência, com o nome, número de telefone e localização do usuário no momento do envio.

Segundo Andrea Iorio, Alessandro Telles e Renato Silva, que desenvolveram o app de forma voluntária e o lançaram com uma versão iOS em 2017, a ferramenta visa facilitar o resgate rápido de pessoas, e diminuir a incidência de mortes. “Muitas vezes, há um arrependimento final, mas faltam forças para ligar ou escrever para alguém, ou até de achar as palavras para comunicar de forma exata o que está acontecendo”, diz Iorio.

Com a atual crise e aumento de taxas de ansiedade e depressão, os empreendedores lançaram essa versão para Android – que está presente em 95% dos smartphones no Brasil, segundo uma pesquisa da consultoria IDC. O Ajuda Já está disponível na App Store, da Apple,e na Play Store, do Google.

****
A Fundação Getulio Vargas (FGV) acabou de lançar o curso online sobre “Introdução à Ciência de Dados”, uma das áreas em expansão no mercado de trabalho atualmente. O curso busca apresentar a matéria aos profissionais de áreas de tecnologia correlatas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa carreira. Também é destinado a estudantes de ensino superior que desejam conhecer as principais etapas e aplicações da área que engloba o Big Data. O curso é gratuito, com carga de 60 horas. Não há processo seletivo. As aulas serão baseadas em uma bibliografia sugerida, em língua inglesa, com os principais conteúdos em Data Science da atualidade. Parte desse material é aberto, mas há itens de acesso restrito e, nesses casos, os participantes deverão arcar com custos dos direitos autorais das obras que subsidiam os estudos. É preciso fazer a inscrição.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).