A pop-up store com tecnologia 5G projetada para o mundo pós-pandemia

Fitch/Reprodução/Forbes
Fitch/Reprodução/Forbes

A loja tem 45 metros quadrados e pode ser facilmente transportada para caber em diferentes espaços

O World Retail Awards (como parte do World Retail Congress) acaba de divulgar os vencedores deste ano, e o prêmio de design de loja mais notável foi para a empresa de telecomunicações de Singapura Singtel e sua pop-up store 100% automatizada Unboxed. O World Retail Awards foi criado em 2007 e, desde então, reúne os varejistas mais visionários que definem o setor e inspiram o resto da indústria.

A Singtel revelou sua pop-up store no ano passado como forma de tornar seus serviços acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Com uma variedade de serviços, os consumidores podem interagir com a equipe da Singtel por meio de um robô móvel e receber recomendações personalizadas. Vários telefones são disponíveis para teste no local e também é possível se inscrever em planos de telefonia por meio de quiosques de autoatendimento assistido por vídeo. Caso contrário, os pedidos online podem ser retirados dentro da própria loja. Serviços adicionais, como pagamentos de contas, recarga de cartão pré-pago e substituições de cartão SIM, também podem ser realizados na Unboxed.

LEIA MAIS: União da inteligência artificial com experiência na gestão faz fundo quantitativo ganhar tração na crise

Projetada pela Fitch, a loja de 45 metros quadrados é modular e móvel, e pode ser facilmente transportada para caber em diferentes espaços. A Unboxed mudará para novos locais para atender clientes em áreas de grande movimentação, como em locais com linhas de transporte e perto de escolas.

Fitch/Reprodução/Forbes
Fitch/Reprodução/Forbes

A loja conta com diversos tipos de serviço como pagamentos de contas, recarga de cartão pré-pago e substituições de cartão SIM

Desde então, a pop-up store automatizada foi aprimorada com internet 5G, aprofundando a experiência da loja hiperconectada. O 5G foi capaz de fornecer uma rede mais rápida e confiável para oferecer suporte a suas experiências de compras personalizadas e contínuas, potencializando IoT, inteligência artificial e análises em tempo real. “A pandemia da Covid-19 deu início a um novo modo de vida digital para muitas pessoas, acelerando uma mudança fundamental no setor de varejo em direção a um modelo híbrido de varejo online e offline. A implantação de 5G em nossa pop-up store é oportuna, pois seus serviços de alta velocidade e baixa latência tornarão o modelo de varejo de autoatendimento ainda mais atraente para os consumidores com mentalidade digital”, disse Yuen Kuan Moon, CEO da Singtel. Os clientes agora também podem experimentar a pop-up store no conforto e segurança de suas próprias casas por meio de um tour virtual online.

Fitch/Reprodução/Forbes
Fitch/Reprodução/Forbes

Os clientes podem interagir com a equipe e realizar o autoatendimento nos quiosques da loja

Conceitos de varejo de última geração

Com a propagação do coronavírus, os varejistas precisam desenvolver continuamente uma nova experiência de varejo para priorizar a segurança do consumidor, mas sem comprometer a experiência do cliente. A Singtel integrou um robô inteligente com um sistema de segurança e verificação de temperatura para garantir que os consumidores sigam as medidas de proteção contra o coronavírus. O modelo de serviço sem contato na loja Unboxed também mostra como o 5G pode ajudar ainda mais os varejistas a se adaptarem e alcançarem os consumidores, utilizando a tecnologia para aprimorar seus recursos de IoT.

Fitch/Reprodução/Forbes
Fitch/Reprodução/Forbes

Os consumidores podem interagir com a equipe da Singtel por meio de um robô móvel

Embora a pandemia possa proliferar o surgimento de lojas automatizadas, o distanciamento social e a quarentena também fizeram os consumidores sentirem falta do contato físico e da interação humana entre os indivíduos nas lojas. A tecnologia substituiu o contato em workshops via Zoom ou atendimento por videochamada, mas pode-se esperar que o futuro da loja englobe modelos em que a tecnologia é usada para potencializar a experiência do comprador ao mesmo tempo em que melhora as etapas de transição.

No entanto, embora algumas lojas do varejo possam funcionar como um modelo de autoatendimento, talvez isso não se aplique a todos os setores. Também é preciso analisar o público e comportamento de certos locais, e talvez até mesmo da mentalidade e postura em relação à internet 5G, em que os consumidores precisarão ser ensinados a abraçar essa tecnologia, sem mitos e conspirações tecnológicas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).