Da Netflix à criptomoeda: prisioneiro Tiger King lança $TKING para concorrer com ativista Carole Baskin

17 de setembro de 2021
Max Cooper

Bugatti Chiron de um fã colecionador que acredita na liberdade de Joseph Maldonado-Passage

Joseph Maldonado-Passage cumpre uma pena de 22 anos no presídio norte-americano Federal Medical Center, nos Estados Unidos. Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, foi o tema principal de uma série popular da Netflix, Tiger King, documentando a sua vida, um criador de tigres, e sua rival, a defensora de animais Carole Baskin.

No início deste ano, circularam rumores de que Exotic poderia estar na lista de clemência do presidente Donald Trump para que fosse libertado, o que não aconteceu. Mas pode haver uma chance para Maldonado-Passage. O Tribunal de Apelações do 10º Distrito dos EUA ordenou que sua pena fosse revista, após ser condenado por planejar o asassinato de Carole.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O tribunal de apelação concluiu que a primeira instância cometeu um erro no processo ao calcular incorretamente a pena de acordo com as diretrizes para a definição de sentença. Exotic pode voltar para casa mais cedo ou mais tarde.

Em nota publicada no Twitter, ele informa que seus advogados obtiveram evidências que não apenas mostram a má conduta do governo, mas testemunham perjúrio. “Justiça por Joe.” Enquanto Exotic espera por sua nova sentença e espera que seja “cumprido o prazo”, ele ainda está usando sua celebridade para lançar um livro em novembro e uma criptomoeda homônima. A vida pós-prisão de Exotic pode ser ainda mais inusitada do que a antes dela.

Muitas pessoas vão presas, mas seus negócios continuam funcionando do lado de fora. Então a ideia de Exotic é lançar uma carreira ainda maior após a prisão não é incomum. Embora haja, nos EUA, uma política sobre presidiários a manutenção de atividades desse tipo, com uma série de restrições, a aplicação delas ocorre em casos mais raros e flagrantes. Não espere que Exotic esteja realizando reuniões do conselho de uma prisão federal.

Embora as criptomoedas já existam há algum tempo e tenham se tornado mais aceitas, houve um aumento na atividade relacionada às chamadas cripto-memes. Elas derivam seu valor de sua própria existência, como o Dogecoin. Os tokens crescem em popularidade, assim como o valor com base puramente em seu potencial como moedas digitais, assim como um ativo que prospera com o número de “curtidas”.

Que melhor maneira de ganhar impulso do que adotar o nome de uma celebridade ou causa conhecida. Provavelmente ninguém se encaixa melhor em uma celebridade de alto nível que Joe Exotic.

Ganhar dinheiro com celebridades é exatamente o que os proprietários da $TKING esperam realizar. Em um artigo publicado no jornal The Independent, Michael Kamerman, CEO da fintech Skilling, disse que moedas-memes como o popular Dogecoin “são movidas por manchetes, tweets, celebridades ou endossos corporativos, e embora isso provavelmente seja menosprezado por investidores ‘tradicionais’, é o que traz o público para as criptomoedas.”

Pode não haver cena maior do que a celebridade de um ex-presidiário extravagante domador de tigres que está procurando se superar com aventuras cada vez mais ultrajantes. Sem mencionar que em 2022 começa o ano chinês do Tigre.

De acordo com um anúncio no início deste ano, Exotic possui uma porcentagem dos tokens $TKING que recebeu durante o “lançamento da moeda”.

A nova moeda de Exotic veio depois que Carole lançou sua própria versão de criptomoeda, $CAT, no início de maio. O site dela afirma que a “moeda digital $CAT não é uma criptomoeda para investimento, mas “um ronronar de nossos fãs para mostrar seu amor pelos gatos”.

Parece que a rivalidade continuará, como afirma o próprio site da Exotic. “Nunca deixaremos Carole vencer! Encontre o seu Tigre interior como Joe, via $TKING, e sua equipe alcançará o retorno do século! Vamos pousar o primeiro tigre na lua para libertar Joe! Equipe Joe para a vitória! ”

A mania do Tiger King atingiu até mesmo um colecionador de carros em Amsterdã que tinha um Bugatti Chiron, avaliado em US$ 3 milhões, adesivado com o tema $TKING. O colecionador disse, em um comunicado, que Exotic precisa de outra chance. “Eu sou como todos os talvez 65 milhões de pessoas que assistiram Tiger King durante a pandemia. Por mais louca que fosse a história, ela nos ajudou a passar por um momento muito difícil. Então decidi apoiar algo que apoie Joe.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.