Bill Gates explica por que ele não tem nenhuma criptomoeda

20 de maio de 2022
GETTY IMAGES

O mercado de criptomoedas está em queda livre após o colapso da stablecoin terraUSD na semana passada.

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, não é fã de criptomoedas. A quarta pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 125 bilhões (R$ 114 bilhões), disse ontem (19), na rede social Reddit, que não possui nenhuma moeda digital.

“Gosto de investir em coisas que têm um resultado de valor. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos. O valor da criptomoeda é apenas o que outra pessoa decide que pagará por isso, o que agrega [valor] à sociedade como outros investimentos”, disse ele.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em uma entrevista em fevereiro à Bloomberg, o bilionário expressou preocupação com as pessoas comuns sendo sugadas pelo frenesi do bitcoin. Ele pode ter razão nesse ponto. O mercado de criptomoedas está em queda livre após o colapso da stablecoin terraUSD na semana passada, o que arrastou outras moedas digitais para quedas. O bitcoin caiu 27% este mês, enquanto o Ethereum recuou 36%.

“Se você tem menos dinheiro do que Elon [Musk], provavelmente deveria tomar cuidado”, disse ele em fevereiro.
Mais assuntos em pauta

Em outro momento na discussão no Reddit, ele negou a estranha teoria da conspiração de que quer rastrear pessoas implantando microchips em suas cabeças por meio de vacinas. “Por que eu iria querer saber onde as pessoas estão? O que eu faria com a informação?”, questionou.

Sobre se os bilionários deveriam pagar mais impostos, Gates, que já havia dito que pagaria, alertou que um aumento muito alto pode levar a mais sonegadores.

“Impor alíquotas acima de 60% geralmente leva a muitas evasões fiscais complexas, caso o sistema permita isso. É estranho ter uma alíquota de ganho de capital abaixo da alíquota média do imposto de renda. Um imposto de propriedade poderia ir um pouco acima de 60% – é incrível como poucos países têm isso”, disse ele.

Como as perguntas e respostas ocorreram no Reddit, não é surpresa que alguém tenha perguntado sobre a GameStop, a ação preferida dentre os investidores de varejo da rede social.

“Eu operei nem vendido, nem comprado em relação à GameStop”, disse Gates. Em outro momento, ele não abordou questões sobre sua posição vendida na Tesla, o que já irritou Elon Musk o suficiente para que ele desistisse de uma possível parceria filantrópica.

Respondendo às críticas ao homem mais rico do mundo, Gates disse no início deste mês que sua posição na Tesla “não tem nada a ver com as mudanças climáticas”, enfatizando que há uma diferença entre apostar contra um único fabricante de carros elétricos e apostar contra veículos elétricos em geral.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022