Ecorodovias apresenta única oferta e vence sozinha leilão de sistema Rio-Valadares

20 de maio de 2022

SÃO PAULO (Reuters) -A Ecorodovias foi a única empresa a apresentar oferta pelo Sistema Rodoviário Rio–Governador Valadares (RJ-MG), conjunto de cerca de 730 quilômetros de estradas que é a única rota disponível a partir da capital fluminense para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo acesso às regiões Norte e Nordeste do país, informou o Ministério da Infraestrutura.

O leilão desta sexta-feira marcou mais uma concessão promovida pelo governo federal a ser vencida por um grupo que já está presente no país e foi o primeiro sob a gestão do novo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que assumiu no lugar de Tarcísio de Freitas há cerca de um mês e meio.

O contrato é de 30 anos e o lance da Ecorodovias foi de desconto 3,11% sobre a tarifa básica de pedágio.

Com a vitória, a Ecorodovias passará a administrar 4.500 quilômetros de estradas no país, algo que segundo o presidente-executivo da companhia, Marcello Guidotti, torna a empresa a maior operadora de rodovias do Brasil.

“Estamos à procura de novas oportunidades”, disse o executivo após o leilão.

Os investimentos previstos no projeto incluem 11,3 bilhões de reais ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em obrigações que incluem 303 quilômetros de obras de duplicação, 255 quilômetros de faixas adicionais e 1.630 quilômetros de ciclovias, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As despesas operacionais somam 9,8 bilhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de André Romani)