Startups de Smart City vão gerar US$ 110 bilhões até 2025, Havaianas, VTEX & Muito Mais

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Redação
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Startups de smart city devem gerar US$ 110,7 bilhões em receita até 2025

As startups de cidades inteligentes – aquelas que oferecem soluções inovadoras para os desafios urbanos, como ameaças à segurança pública e cibernética, trânsito, gerenciamento de energia e governança eletrônica – têm presenciado, ao longo dos últimos anos, um aumento significativo de suas receitas. E, ao que tudo indica, devem seguir nesse caminho também nos próximos.

A tendência é de que, em todo o mundo, essas empresas movimentem US$ 110,7 bilhões em receita até 2025, de acordo com dados da Aksje Bloggen. O valor representa um aumento de três vezes em cinco anos. Segundo um levantamento da agência de pesquisa Statista, as startups de smart city acumularam um total de US$ 32,3 bilhões em receita no ano passado. Em 2021, espera-se um incremento de US$ 6,7 bilhões neste volume e, nos próximos quatro anos, de outros US$ 71,7 bilhões.

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O levantamento da empresa norueguesa de serviços financeiros indica que, em termos de regiões, as startups do segmento localizadas na Ásia devem gerar US$ 14,9 bilhões em 2021, o equivalente a 38% da receita total deste ano. Em 2025, esse número deve subir 232%, para US$ 49,6 bilhões. Na Europa, essas empresas devem testemunhar um crescimento de receita de 166% em quatro anos, passando de US$ 8,7 bilhões em 2021 para US$ 23,16 bilhões em 2025. Com US$ 12,3 bilhões de previsão de receita neste ano, as startups norte-americanas devem registrar um salto de 152% e chegar a US$ 31,2 bilhões até a metade da década.

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Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:

  • TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

    Computação confidencial está entre as principais tendências estratégicas para 2021

    Até 2025, 50% das organizações de todo o mundo devem adotar a computação confidencial, ou PEC (Privacy-Enhancing Computation), segundo o estudo “Top Strategic Technology Trends for 2021”, do Gartner. O recurso é utilizado para aumentar a privacidade dos dados pessoais e, consequentemente, a segurança das informações.

    O levantamento aponta que diferentes tecnologias de hardware, aprendizado de máquina, criptografía homomórfica, computação multipartidária segura, provas de conhecimento zero, interseção de conjuntos privados e recuperação de informações privadas contribuem para aprimorar a proteção da privacidade e garantir a confidencialidade dos dados. O relatório indica que, isoladas, muitas dessas técnicas não ultrapassam o pico das expectativas de segurança, mas quando utilizadas em conjunto formam uma tendência consistente para os próximos anos.

    O ranking de tendências estratégicas para 2021 que aprimoram a privacidade também inclui as chamadas hiperautomação, IA Engineering, intelligent composable business, distributed cloud, anywhere operations, cybersecurity mesh, internet of behaviors e total experience.

    Andriy Onufriyenko/Getty Images
  • TENDÊNCIAS NACIONAIS

    Mercado de software no Brasil cresce 30% em 2020

    A pandemia de Covid-19 impulsionou a transformação digital das organizações e estabeleceu a modernização como condição fundamental para a manutenção dos negócios. Nesse sentido, os provedores de software viram o mercado alcançar receita de US$ 8,15 bilhões em 2020, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Os dados são do relatório “IDC Brazil Semiannual Software Tracker 2020” e consideram as vendas de software para infraestrutura de TI, gerenciamento de dados, endpoint, rede, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), ERM (Gestão de Riscos de Negócios), SCM (Gestão da Cadeia de Suprimentos), além de ferramentas colaborativas e de inteligência artificial (IA), entre outros.

    O estudo destaca as soluções de segurança da informação, business intelligence, big data, inteligência artificial e analytics como as principais alavancas de crescimento do setor, voltadas para a inteligência do negócio e tomada mais rápida de decisão. Segundo a IDC, as plataformas de colaboração também foram alvo de investimentos: mesmo já consolidado, o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) cresceu mais de 25% em 2020. “O foco das organizações esteve voltado para ferramentas que geram maior eficiência operacional e equilibram o físico com o digital”, explica Fabio Martinelli, analista de pesquisa e consultoria de software e cloud da IDC Brasil.

    Para 2021, a previsão é que o crescimento do mercado de software no país não seja tão acelerado como no último ano, mas ainda deve ser significativo e ficar no patamar dos dois dígitos. A expectativa é que as empresas continuem buscando soluções tecnológicas para agilizar seus serviços e gerar mais valor à linha de negócio, com mais segurança, eficiência e engajamento. “O foco da operação, a experiência de uso do cliente, o processo de logística, enfim, todo o ecossistema do CRM continuará movimentado”, finaliza Martinelli.

    Andrew Brookes/Getty Images
  • TENDÊNCIAS NACIONAIS

    E-commerce de PMEs movimenta R$ 130 milhões no Dia das Mães

    O Dia das Mães está entre as datas comemorativas que mais movimentam o varejo brasileiro ao longo do ano. Em 2021, a Nuvemshop registrou, neste período, 580 mil pedidos e R$ 130 milhões em sua plataforma, que tem foco em pequenas e médias empresas (PMEs). O dinheiro representa um aumento de 150% na comparação com 2020.

    A pesquisa revela que os segmentos que mais faturaram foram moda (R$ 39,2 milhões), acessórios (R$ 6,8 milhões), saúde e beleza (R$ 6,4 milhões), casa e jardim (R$ 4,5 milhões) e eletrônicos (R$ 2,8 milhões). Segundo Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop, além das mães serem presenteadas em homenagem ao seu dia, elas também fazem parte do time de mulheres empreendedoras da plataforma de e-commerce. “60% das lojas online do nosso portfólio são administradas por mulheres e, desse total, 46% são mães. Isso reflete a realidade de muitas mulheres que optam por conciliar a maternidade com o empreendedorismo, utilizando a tecnologia como meio para tornar isso possível”, afirma.

    Poike/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Primeiro drop NFT de Havaianas conta com collab do artista Adhemas Batista

    A Havaianas anunciou o seu primeiro drop em NFT (Token Não Fungível). Desenvolvidas por Adhemas Batista, artista radicado em Los Angeles que colabora com a marca desde 2005, as cinco peças da coleção virtual contam a relação do artista com a marca e foram criadas em torno do conceito de felicidade: Happy Feet, A Step to Happiness, Happy Citizen, Happy Spring e Happy Heels. “A minha intenção é trazer um sorriso no meio desse mundo caótico. Não é tentar lutar contra o caos, mas olhar pelo lado otimista e tentar abraçar oportunidades”, afirma Batista.

    “O mundo do NFT está vivendo um boom. Nossa intenção era entrar na conversa de maneira autêntica. A arte já faz parte da história da marca, que há mais de 20 anos colabora com artistas e designers gráficos em estampas e publicidade”, afirma Fernanda Romano, CMO da Alpargatas. Para comemorar o lançamento, a Havaianas realiza hoje (12) um leilão virtual através da Foundation.app com 24 horas de duração e abertura de lances para todo o mundo.

    LEIA MAIS: Os 10 NFTs mais caros da história

    Divulgação
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Disney e Salesforce se unem para acelerar a produção de conteúdo

    A Salesforce, companhia especializada em soluções de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), e o Disney Studios Content firmaram uma parceria de inovação de cinco anos para apoiar cineastas e profissionais de marketing da gigante do entretenimento. Por meio da tecnologia Salesforce Customer 360, que inclui aplicativos para vendas, serviços, marketing e comércio, as empresas vão aprimorar e acelerar o ciclo de vida da produção e apoiar a criação de conteúdo desde as primeiras ideias até a pós-produção e o marketing. A colaboração busca desenvolver fluxos de trabalhos digitais para ajudar a gerenciar a produção e o marketing, auxiliar as tomadas de decisão, por meio de uma visão 360º em tempo real do desempenho das propriedades de mídia, e ajudar a equipe do estúdio a acessar atualizações sobre o processo de criação e colaborar com ele em tempo real, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

    John M Lund/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSSISTEMA

    Pizzaria aposta em tecnologia para reduzir os custos de produção

    Uma pizzaria norte-americana, decidida a reduzir seus custos, investiu na robótica para preparar refeições artesanais com ingredientes de alta qualidade. A empresa, chamada Piestro, projetou robôs capazes de preparar pizzas de diferentes sabores de forma praticamente instantânea e reduzir significativamente o valor de produção. Distribuídos por shoppings, praças de alimentação, campus universitários e escritórios, as máquinas funcionam 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana. Com isso, a empresa eliminou os custos de mão de obra e imóveis da cadeia de produção dos restaurantes tradicionais e tem conseguido investir em ingredientes de alta qualidade, oferecendo pizzas por valores mais atraentes do que a concorrência. Segundo dados divulgados pela própria empresa, as margens de lucro estão em torno de 48%, ante os 22% dos restaurantes convencionais. As pizzas levam apenas três minutos para ficarem prontas e são preparadas na frente do cliente.

    Divulgação
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Rede social conecta marcas e pessoas com restrição alimentar

    O Meetat, rede social voltada exclusivamente para pessoas com algum tipo de restrição alimentar, acaba de chegar ao mercado. Idealizado por Midian Nenartavis, Alexandre Di Primio e Francesco Simeone, o aplicativo nasceu para facilitar o acesso às melhores experiências para celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose, vegetarianos e veganos e promover a integração entre marcas e clientes em busca de comidas que atendam às suas necessidades.

    “Entendi o quanto as pessoas com uma alimentação restrita sofrem, do acesso a informações de qualidade e da busca por estabelecimentos confiáveis até uma vida social limitada”, comenta a CEO e cofundadora Midian. A plataforma pretende agregar pessoas e promover encontros entre estilos de vida distintos, além de conectar esses consumidores aos estabelecimentos que vendem comida inclusiva. “Nosso objetivo é ligar os restaurantes, mercados, bares e pequenos produtores ao público interessado, gerando uma rede colaborativa onde todos os lados ganham”, completa a empreendedora. Até o final do ano, o Meetat pretende alcançar 80 mil usuários e ter estabelecimentos parceiros em todas as capitais do país.

    Divulgação
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Boomerang e Housi fecham parceria para locação de bens de consumo

    A plataforma Housi, que oferece serviços de moradia por assinatura planejada com o conceito on demand, acaba de fechar uma parceria com a Boomerang, marketplace de aluguel de bens de consumo. Com a colaboração, os clientes da proptech terão acesso a uma cartela de mais de 50 produtos, como ferramentas, equipamentos de limpeza, treino em casa e cuidados do bebê. Mais de 15 mil unidades da Housi, em 30 cidades no país poderão adquirir furadeiras, parafusadeiras elétricas, lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, cadeirinhas, carrinhos e miniberços, entre outros itens, na modalidade de aluguel. Para incentivar os exercícios físicos, os assinantes também terão disponíveis bicicletas para spinning, esteiras ergométricas, kits com halteres, colchonetes e jump.

    Klaus Vedfelt/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    VTEX lança seu primeiro escritório em Lisboa

    A VTEX, multinacional brasileira especializada em e-commerce, anunciou a abertura de seu primeiro escritório em Portugal. Localizada em Lisboa, a unidade será responsável pelo Catálogo, módulo da companhia que possibilita a gestão dos produtos das mais de 2.500 lojas online ativas da plataforma no mundo. A decisão de inaugurar mais uma unidade na Europa, especificamente em Portugal, é uma oportunidade de tornar a empresa um pólo de tecnologia em um dos mercados mais promissores do continente.

    Divulgação
  • ACELERAÇÃO

    Moeda Semente é a única startup brasileira escolhida para o programa Start Path

    A fintech Moeda Semente – especializada em soluções para micro e nano produtores e empreendedores com uso de blockchain – foi recentemente anunciada como uma das escolhidas do Mastercard Start Path, programa global de aceleração de startups da gigante de pagamentos. A iniciativa busca impulsionar negócios e produtos estratégicos, aumentar o reconhecimento da marca e interagir com uma rede global de inovadores que estão construindo o futuro do mercado. A fintech junta-se a uma comissão global de bancos, comerciantes e startups para escalar suas soluções de tecnologia para os setores de serviços financeiros e meios de pagamentos.

    Divulgação
  • CRESCIMENTO

    Nextcode cresce 700% em 2020

    A Nextcode, responsável por soluções de validação cadastral por meio de análises das informações de documentos, cresceu cerca de 700% em 2020 e projeta triplicar sua expansão, chegando à marca de 100 colaboradores até o final deste ano. Além disso, a startup anunciou, com exclusividade à Forbes, a abertura de seu novo escritório, localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo, e o desenvolvimento do Liveness Detection, uma tecnologia capaz de detectar expressões faciais, modelagem e formato de rosto, a fim de comprovar que a pessoa que está colocando a face no verificador é uma pessoa real e não uma imagem estática ou máscara de fraude, por exemplo.

    Yuichiro Chino/Getty Images
  • CRESCIMENTO

    Nvoip cresce 238% e indica telefonia em nuvem como tendência para 2021

    A Nvoip, plataforma de comunicação de voz, SMS e API (interface de programação de aplicativos, da sigla em inglês), apresentou um crescimento de 238% no último ano graças ao sucesso de seus serviços durante a pandemia da Covid-19. Com a tecnologia de computação em nuvem, que armazena os dados da ligação e permite a transmissão de chamadas em nível mundial, a startup possibilita que seus clientes guardem as informações com mais segurança, controle e facilidade. Desde o início do distanciamento social, a Nvoip registrou um salto de 50 para 300 leads por dia, e aumentou o quadro de funcionários de 14 para 60 pessoas. Até o final do ano, a startup pretende chegar a 10 mil clientes na plataforma e crescer de 300% em faturamento.

    Divulgação
  • CRESCIMENTO

    Plataforma digital da Lopes cresce mais de 230%

    O número de visitantes da nova plataforma digital do Grupo Lopes Consultoria aumentou mais de 230% no último ano. Em março de 2021, foram registradas 1 milhão de sessões, contra 300 mil do mesmo período de 2020. A nova versão do portal – batizada de Lopes Labs – foi lançada no final de julho do ano passado, e a evolução de sessões nos últimos sete meses atingiu alta de 130%. A plataforma surgiu para promover o encontro entre clientes, imóveis, corretor e a tecnologia para otimizar o negócio e modernizar a experiência do cliente na compra ou venda de propriedades.

    Teera Konakan/Getty Images
  • IMPACTO SOCIAL

    Plataforma busca fortalecer mulheres em suas vidas profissional e pessoal

    Criada com o objetivo de tornar mulheres CIS e trans protagonistas de suas próprias vidas, a rede social Audaciosa conecta essas profissionais a recrutadores em busca de candidatas em diversas áreas do mercado. A ideia é fomentar a diversidade nas empresas e criar uma rede de apoio entre as mulheres, que podem comprar produtos e serviços oferecidos entre si e ajudar pequenas empreendedoras e profissionais autônomas a crescer. “Não é apenas uma rede social, é também um banco de dados, uma espécie de catálogo de mulheres competentes e talentosas prontas para as oportunidades”, diz Elaine Manoelle, CEO e fundadora da rede. A plataforma já está em funcionamento na versão web e a previsão é que o aplicativo seja lançado até julho deste ano.

    Sarah Mason/Getty Images
  • TECNOLOGIA DO BEM

    InCor inaugura espaço que promete uma nova experiência hospitalar

    Com o apoio da Intel, o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) inaugurou o Andar Digital, um espaço estratégico, dentro do prédio do instituto em São Paulo, criado para a experimentação de novas tecnologias com soluções de processamento de dados sem fio, 100% focadas na experiência dos pacientes e seus familiares. O local teve sua primeira cirurgia de sucesso realizada com apoio de realidade virtual para o planejamento pré-cirúrgico, e conta com uma UTI respiratória integrada e farmácia digital com rastreamento de medicamentos. O espaço também usa a realidade virtual para oferecer treinamento profissional e engajamento do paciente e seus familiares.

    Jackyenjoyphotography/Getty Images

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

Computação confidencial está entre as principais tendências estratégicas para 2021

Até 2025, 50% das organizações de todo o mundo devem adotar a computação confidencial, ou PEC (Privacy-Enhancing Computation), segundo o estudo “Top Strategic Technology Trends for 2021”, do Gartner. O recurso é utilizado para aumentar a privacidade dos dados pessoais e, consequentemente, a segurança das informações.

O levantamento aponta que diferentes tecnologias de hardware, aprendizado de máquina, criptografía homomórfica, computação multipartidária segura, provas de conhecimento zero, interseção de conjuntos privados e recuperação de informações privadas contribuem para aprimorar a proteção da privacidade e garantir a confidencialidade dos dados. O relatório indica que, isoladas, muitas dessas técnicas não ultrapassam o pico das expectativas de segurança, mas quando utilizadas em conjunto formam uma tendência consistente para os próximos anos.

O ranking de tendências estratégicas para 2021 que aprimoram a privacidade também inclui as chamadas hiperautomação, IA Engineering, intelligent composable business, distributed cloud, anywhere operations, cybersecurity mesh, internet of behaviors e total experience.

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