Um ano depois, PIX redefine a estrutura de tecnologia de bancos e fintechs

29 de novembro de 2021

Em outubro, as transações feitas pelo PIX chegaram a R$ 502 bilhões (Crédito: Getty Images)

O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), completou um ano de existência em 16 de novembro. Apesar de todas as mudanças proporcionadas no dia a dia das pessoas, o impacto que a tecnologia causa altera toda um ecossistema de fintechs e bancos. Até o fim de outubro, de acordo com o BC, o PIX acumulava 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários. E somente naquele mês, o valor movimentado foi de R$ 502 bilhões.

Bruno Samora, head de produtos Banking & Fintech da plataforma Matera, sinaliza as tecnologias e conceito em torno do PIX. “Um impacto muito relevante da tecnologia no ecossistema foi permitir que muitas carteiras digitais, até então limitadas em relação a alguns formatos de pagamento, aderissem à possibilidade. Do ponto de vista tecnológico, a mensageria foi fundamental para tornar o sistema ágil. Hoje, o PIX depende de uma dinâmica aparentemente simples, mas que roda em um sistema robusto. Quando uma transação é efetuada, ela se comunica com o Sistema de Pagamento Instantâneo do BC e, a partir daí, é efetivada.”

LEIA TAMBÉM: Para Matt Swann, do Nubank, apagão tecnológico é entrave para expansão global

De acordo com um estudo da fintech Transfeera, que analisou milhões de transações realizadas pelo sistema, em agosto de 2019, os bancos nativos digitais representavam pouco mais de 10% das operações de recebíveis de pessoas físicas dentro do PIX. Este número pulou para 30% em dezembro de 2020 e ultrapassou 50% em agosto deste ano. Por outro lado, os bancos tradicionais que tinham mais de 91% de preferência, viram uma queda de mais de 40% nos últimos três anos.

Fernando Montanari, product manager da fintech Neon, explica que, neste um ano, o PIX chegou a patamares que qualquer outra solução do mercado não alcançou. “Na Neon, podemos afirmar que, de julho a novembro deste ano, a solução representou um pouco mais de 80% das transações feitas para contas digitais. Esse crescimento é reflexo da digitalização que já estava acontecendo no País, e que se intensificou devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia, no ano passado. A busca por crédito e por serviços financeiros digitais sem taxas também têm aumentado e trazido ainda mais clientes que buscam praticidade”, explica.