Re_Modelar une tecnologia e curadoria voltada à valorização de profissionais negros

6 de dezembro de 2021

Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann e idealizadora do projeto Re_Modelar (Crédito: Divulgação)

A plataforma criativa Shutterstock e a agência WMcCann se uniram na criação da Re_Modelar, iniciativa que e propõe a dar protagonismo a profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais brasileiros. O projeto fará uma mentoria de 12 fotógrafos que produzirão conteúdos exclusivos dedicados a destacar o povo negro como protagonista em materiais publicitários.

A iniciativa irá contribuir para uma maior diversidade na plataforma criativa global da Shutterstock, que conta hoje com mais de 390 milhões de imagens, e vai permitir que a população negra esteja mais presente na experiência de busca dos clientes através de coleções especiais em destaque.

“O principal objetivo dessa parceria é trazer ao mercado publicitário visibilidade da pluralidade do negro como protagonista, desmistificando o contexto estereotipado que muitas vezes é associado e abrir caminhos para os fotógrafos negros, para que ocupem espaços nas plataformas criativas, trazendo uma perspectiva negra. Há muito caminho a percorrer, mas esses pequenos passos podem ser responsáveis para uma indústria de comunicação mais inclusiva e diversa”, afirma Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann e idealizadora do projeto.

LEIA TAMBÉM: Conheça 5 mulheres que combatem o racismo e a misoginia na tecnologia

Entre os profissionais selecionados para o trabalho, estão: Aline Rufino (@alinerufino), Danrley Igor (danrleyigorph), Ellen Oliveira (@_ekfotografia),  Gabriel Frank (@frnkgabriel), Gabriel Lima (@gabriellima.ph), Gisamara Oliveira (@newkidsontheblack), Hugo Chaves (@oguh_1), Leticia França (@negale.ph), Leticia Silva (@leticiasilvafotos), Lucas de Freitas (@prazerfreitas) e Matheus Trindade (@trindatrampos).

“Como uma plataforma global, queremos nos assegurar de que estamos fornecendo conteúdo que represente fielmente o mundo ao nosso redor, e empodere publicitários e marcas com ferramentas e insights. Desejamos contribuir para a criação de campanhas representativas, que possam influenciar pontos de vista e gerar mudanças significativas. Selecionamos profissionais com muito cuidado e atenção para garantir que o nosso objetivo fosse alcançado. Será uma honra ter em nossa plataforma o trabalho desses 12 fotógrafos. Eles poderão incentivar a produção de campanhas e editoriais com profissionais negros em todo o país, criando oportunidades e aumentando a conscientzação”, explica Gabriella Cerqueira, estrategista de conteúdo para América Latina da Shutterstock.