A Intel nomeou nesta quarta-feira (12) o ex-membro do conselho e veterano da indústria de chips Lip-Bu Tan como seu novo CEO. A companhia aproveitou o momento para sinalizar que, apesar das dificuldades, dificilmente separaria suas operações de design e fabricação de chips.
Leia também
Tan, ex-membro do conselho da Intel, era visto como um candidato a CEO graças à sua profunda experiência na indústria de chips — bem como investidor de longa data em startups promissoras. Ele foi abordado pelo conselho em dezembro de 2024 para avaliar seu interesse em assumir o cargo.
“Juntos, trabalharemos duro para restaurar a posição da Intel como uma empresa de produtos de classe mundial e encantar nossos clientes como nunca antes”, disse Tan em uma carta aos funcionários na quarta-feira.
As ações da Intel subiram 12% no pregão estendido na quarta-feira, e analistas saudaram o movimento que, segundo eles, provavelmente traria alguma estabilidade à fabricante de chips. As ações da empresa caíram 60% em 2024.
A Reuters informou na terça-feira (11) que a TSMC havia abordado alguns dos maiores clientes potenciais de fabricação da Intel sobre a formação de uma joint venture para operar as fábricas da companhia, depois que o governo de Donald Trump solicitou que a TSMC ajudasse a recuperar os prejuízos da fabricante de chips.
“Isso [a nomeação de Tan] é uma boa notícia”, disse Jack E. Gold, analista e presidente da J. Gold Associates, que cobre a indústria de chips.
Tan tem um “entendimento intrínseco da indústria de semicondutores, tanto do ponto de vista de design de produto quanto das necessidades de viabilização da fabricação — uma área em que a Intel Foundry precisa de ajuda”, disse.
Ele atuou como CEO da fornecedora da Intel para software e design de chips, a Cadence Design Systems, de 2009 a 2021. Durante seu mandato, a receita e as ações da empresa aumentaram.
Tan “traz estabilidade e experiência para uma função que precisa de alguém do seu calibre, e é por isso que acredito que a empresa provavelmente manterá o rumo com sua nomeação e continuará a desenvolver a fundição e o produto”, disse Anshel Sag, analista principal da Moor Insights & Strategy.
A nomeação de Tan ocorre no momento em que Trump pressiona por mais produção no país, ameaçando impor tarifas sobre importações que vêm agitando os mercados globais há semanas.