Livros que compõem acervo clássico sobre o Cerrado foram escritos por pesquisadores do bioma
Os títulos foram publicados durante catorze anos, entre 1998 e 2012, reunindo informações da equipe de pesquisadores e técnicos da Embrapa Cerrados. O conteúdo se mantém atualizado até hoje e é muito usado por estudantes.
LEIA TAMBÉM: Brasil chega a 5,5 mil marcas de cachaça e aguardente registradas
Felipe Ribeiro, pesquisador da unidade e autor de algumas obras da coleção, lembra que o conhecimento deve servir à sociedade e que a comunidade científica não pode se esquecer dessa finalidade. “Em geral não valorizamos aquilo que não conhecemos. Essa é uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre esse nosso grande Cerrado”, afirma Ribeiro. “O conhecimento aqui disponibilizado mostra o valor do bioma Cerrado, não apenas para os cerratenses que aqui vivem, mas para todo o Brasil, mostrando como fazer a conservação do nosso solo, da água, da biodiversidade, enfim, dos nossos recursos naturais”.
CONFIRA OS TÍTULOS PARA DOWLOAD
Cerrado – Matas de Galeria
José Felipe Ribeiro (1998)
Cerrado – Aproveitamento alimentar
Semíramis Pedrosa de Almeida (1998)
Traz mais de 200 ideias práticas para o pequeno produtor agregar valor ao produto gerado em sua chácara ou fazenda, considerando uma série de parâmetros de sustentabilidade. Um deles é a capacidade de carga do ambiente trabalhado, já que a coleta de frutas do Cerrado ainda é uma atividade quase que exclusivamente extrativista.
Cerrado – Caracterização e recuperação de matas de galeria
José Felipe Ribeiro; Carlos Eduardo Lazarini da Fonseca; José Carlos Sousa-Silva (2001)
Cerrado – Ecologia e caracterização
Ludimilla Moura de Souza Aguiar; Amabílio José Aires de Camargo (2004)
A riqueza de espécies tanto da flora quanto da fauna do Cerrado é muito expressiva, representando cerca de 30% da biodiversidade brasileira. Os conhecimentos sobre os processos ecológicos que regem a estruturação e o funcionamento das relações bióticas e abióticas no bioma são importantes para mitigar impactos sobre sua diversidade e para utilização sustentável dos recursos naturais.
Cerrado – Correção do solo e adubação
Djalma Martinhão Gomes de Sousa; Edson Lobato (2002)
Cerrado – Adubação verde
Arminda Moreira de Carvalho; Renato Fernando Amabile (2006)
As plantas condicionadoras de solo (adubos verdes e plantas de cobertura) representam uma das opções de diversidade de espécies com reflexos na qualidade do solo e, consequentemente, dos agroecossistemas estabelecidos em áreas de Cerrado. O livro aborda desde o histórico da utilização dos adubos verdes, incluindo sua introdução no Cerrado, até o estudo de viabilidade econômica de seu uso em agroecossistema desse bioma.
Cerrado – Uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagens
Geraldo Bueno Martha Júnior; Lourival Vilela; Djalma Martinhão Gomes de Sousa (2007)
Cerrado – Ecologia e Flora (volumes 1 e 2)
Sueli Matiko Sano; Semíramis Pedrosa de Almeida; José Felipe Ribeiro (2008)
A partir da atualização e do acréscimo de conteúdo à publicação esgotada Cerrado: ambiente e flora, esta traz uma lista aumentada da flora do Cerrado, em formato de banco de dados, com descrição e classificação dos organismos, dentro dos sistemas taxonômicos. Isso porque os autores entendem que para utilizar e preservar o bioma Cerrado, é necessário primeiro conhecer suas fitofisionomias e as espécies que a compõem.
Cerrado – Desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável
Lucília Maria Parron; Ludmilla Moura de Souza Aguiar; Eny Duboc; Eduardo Cyrino Oliveira-Filho; Amabílio José Aires de Camargo; Fabiana de Gois Aquino (2008)
Cerrado – Micorriza arbuscular: ocorrência e manejo
Jeanne Christine Claessen de Miranda (2008)
A associação benéfica entre fungos micorrízicos e raízes de plantas sempre esteve presente em todos os sistemas de produção e tem contribuído significativamente para a sua sustentabilidade e para a preservação ambiental. A publicação apresenta os conhecimentos e os resultados de estudos realizados durante 30 anos sobre o tema, considerando duas linhas principais: manejo dos fungos micorrízicos arbusculares nativos e da micorriza arbuscular nos sistemas de produção; inoculação desses fungos para implementação de modelos de desenvolvimento sustentável.
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.