Neloristas são premiados pela pecuária de ponta que praticam

Nelore Fest mostra os trabalhos de destaque no Ranking Nacional 2020/2021 .

Redação
Compartilhe esta publicação:
ACNB/divulgação
ACNB/divulgação

Criadores da raça se reúnem para mostrar os melhores do ano

Acessibilidade


Os criadores Dorival Gibertoni, da fazenda Santa Terezinha, e Thiago Rocha Lopes, da CRL Agropecuária, foram os vencedores do Ranking Nacional Nelore 2020/2021, realizado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil). Gibertoni ficou com a medalha de ouro de melhor expositor nelore e medalha de ouro melhor supremo nelore e a CRL levou para sua propriedade a medalha de ouro melhor criador nelore. A pecuarista Dalila Cleopath Toledo, da marca Nelore Da-Car, venceu como melhor criadora e melhor expositora nelore mocho no Ranking Nacional 2020/2021. Os pontos que compõem o ranking de animais e de  produtores são obtidos por meio da participação e julgamento dos animais em exposições agropecuárias realizadas em todo o país.

A premiação foi entregue na Nelore Fest – O Oscar da Pecuária, realizada ontem (13), em São Paulo e que encerra as atividades da raça nelore no ano. Criado em 1999, o evento é um dos mais tradicionais da pecuária liderado por uma entidade. O nelore é a raça de maior presença no rebanho brasileiro. Do total de cerca de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, 80% do gado de corte é nelore ou anelorado, o que equivale a mais de 100 milhões de animais.

LEIA TAMBÉM: Se o gado é novo carvão para o mundo, quais os desafios globais da agropecuária sustentável

“A Nelore Fest 2021 representou um grande reencontro. Após dois anos muito difíceis, foi o momento de valorizar os criadores que, com seu empenho diário e investimento na raça nelore, contribuem para fortalecer esse gigante, que representa cerca de 80% do rebanho bovino brasileiro”, disse Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Devido à sua importância, solicitamos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tornar a raça nelore Patrimônio Nacional porque, efetivamente, ela o é.”

A Nelore Fest premiou os melhores do Ranking Nacional Nelore e Nelore Mocho de 2019/2020 e de 2020/2021. Dalila Toledo também foi a melhor criadora e melhor expositora nelore mocho de 2019/2020. A Rima Agropecuária foi melhor criador, melhor expositor e melhor Supremo Nelore de 2019/2020.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Além dessas premiações, que compõem a Liga dos Campeões Nelore, a Nelore Fest foi o palco para destacar os vencedores da Super Copa Nelore, Copa Inter-Regional (Copa do Atlântico), Melhores Animais, e Melhores Criadores e Expositores Regionais Nelore e Nelore Mocho 2019/2020 e 2020/2021. O melhor criador e melhor expositor nelore e nelore mocho do Ranking Nacional Nelore da Bolívia 2021, Osvaldo Monastério Rek, também foi homenageado no evento.

A Nelore Fest também reconheceu pessoas e empresas que contribuem para o fortalecimento da pecuária e da raça. Leonardo Matsuda, Leonardo Cerise e Victor Sami, do Grupo Matsuda, receberam o troféu Nelore de Ouro na categoria nova geração empresarial; o Canal do Criador foi agraciado como incentivador da raça; Marco Túlio Duarte Soares foi destaque em promoção da carne nelore; Vilemondes Garcia de Andrade Filho mereceu o prêmio compromisso com o nelore; e a Família Leopoldino (João e Abel Leopoldino) foi reconhecida como família nelorista.

Durante o evento também foram conhecidos os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade – edições 2020 e 2021, que avalia animais entregues aos frigoríficos para o abate. A parceria com a JBS ocorre para bovinos entregues nas unidades de Friboi Naviraí (MS) e Mozarlândia (GO).

 

Compartilhe esta publicação: