A Beeva processa e vende produtos com preservação da denominação de origem no bioma Caatinga e também da mata Atlântica. A Caatinga, que em tupi-guarani significa “mata branca”, tem cerca de 840 km2, equivale a 11% do território brasileiro e a 70% do Nordeste.
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Com um valuation de R$ 50 milhões, o desafio da foodtech é aliar a produção de mel ao trabalho de preservação ambiental do bioma e de geração de renda para a população da região que possui uma das mais baixas taxas de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
Para onde vai o dinheiro
Com o aporte, a foodtech pretende expandir os negócios em três eixos. O primeiro é lançar novos produtos da linha alimentícia, como própolis encapsulada, suplementos proteicos e novos tipos de méis. O segundo é potencializar seu canal de e-commerce, que atua como B2C e B2B nacional e internacional. O terceiro eixo está centrado no marketing e comunicação, principalmente o digital, ações de automação, ampliação do programa de embaixadores e trade marketing em parceria com key accounts e promoção das novas linhas de produtos à base de mel. “Buscamos desenvolver novas possibilidades de produção e consumo dos derivados da apicultura a partir de um modelo de negócio que promova o desenvolvimento sustentável”, explica Oliveira.
Para Guilherme Enck, cofundador da CapTable, as métricas ESG foi um dos principais motivos que auxiliaram os investidores na decisão de aportar seu capital na startup. “Conforme já revelamos por meio da pesquisa “Perfil do Investidor em Startups 2021”, o modelo de negócio é o principal critério dos investidores para aportar em uma startup”, disse ele. “A Beeva apresenta um modelo sólido e eficiente dentro de um mercado que não para de crescer. Isso certamente pode ter facilitado a decisão dos 328 investidores em aportar na foodtech.”
A rodada da Beeva Brazil foi a 28ª concluída em 2021 pela CapTable e 43ª desde julho de 2019, quando foi fundada. Com o valor captado para a startup alagoana, o hub de investimentos chegou a R$ 48,5 milhões captados no ano passado e cerca de R$ 62 milhões desde sua criação, com 5.500 investidores ativos.