20 melhores fotos de comida em 2022: Food Photographer Of The Year

Prêmio que já completou duas décadas selecionou imagens de milhares de fotógrafos de 60 países.

Cecilia Rodriguez
Compartilhe esta publicação:
Debdatta Chakraborty/PLFPOTY 2022
Debdatta Chakraborty/PLFPOTY 2022

Grande vencedor do prêmio (e da categoria de Comidas de rua): Khayyam Chowk em Kebabiyana, na Índia, é um paraíso para os amantes da comida.

Acessibilidade


As melhores fotografias de comida do mundo foram servidas pelo “Pink Lady Food Photographer of the Year”.

Ao entrar em sua segunda década e com milhares de inscrições enviadas de 60 países ao redor do mundo, o concurso que premia fotógrafos amadores e profissionais por excelência em fotografia de alimentos anunciou as imagens vencedoras deste ano.

Leia mais: Do frango ao peixe: paranaense GTFoods está pronta para entrar no mercado de tilápias

O título de grande vencedora do concurso “Pink Lady Food Photographer of the Year”, que celebra a arte da comida e da fotografia, foi dado a “uma imagem íntima e cheia de calor e humanidade em Kebabiyana”, da fotógrafa indiana Debdatta Chakraborty.

A fotografia foi tirada em Khayyam Chowk, uma rua indiana comum em Srinagar durante o dia, mas que se transforma em um movimentado centro gastronômico à noite, enquanto os vendedores acendem fornos de carvão e enchem o ar com o aroma defumado de delícias grelhadas, como wazwan kebabs, a popular comida de rua da Caxemira.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“É sempre uma fonte de entusiasmo e admiração quando uma única imagem chega ao topo dos prêmios”, diz Caroline Kenyon, diretora/fundadora dos prêmios. “Há muito para nos tranquilizar aqui – o abraço ondulante da fumaça, a luz dourada, a expressão do sujeito enquanto prepara a comida para compartilhar. Dos espetos voam faíscas, cuja torra quase podemos cheirar. Esta imagem, gentil mas poderosa, nutre nossa alma.”

Os finalistas deste ano terão suas fotos exibidas na The Royal Photographic Society, uma das sociedades fotográficas mais antigas do mundo, em Bristol, Grã-Bretanha. A exposição acontecerá de 20 de novembro a 12 de dezembro de 2022.

Confira abaixo outras 19 fotos vencedoras do Food Photographer Of The Year 2022:

Yuliy Vasilev/PLFPOTY 2022
Yuliy Vasilev/PLFPOTY 2022

“Central Park”, vencedora do prêmio “Fujifilm de Inovação”. A imagem faz parte de um projeto em andamento chamado “Foodtopia”, um mundo em miniatura criado com alimentos.

Kasia Cielsielska-Faber/PLFPOTY 2022
Kasia Cielsielska-Faber/PLFPOTY 2022

“Secagem de Bacalhau”, vencedora da categoria “Por Telefone”. No arquipélago de Lofoten, na Noruega, as prateleiras de bacalhau tornaram-se parte da paisagem. O bacalhau é preservado secando em grades sem sal ou fumaça, pois as temperaturas são abaixo de zero. O clima é perfeito para a produção de bacalhau ao ar livre.

Chang Jiangbin/PLFPOTY 2022
Chang Jiangbin/PLFPOTY 2022

O “Movimento dos Macarrões”, vencedora da categoria “Trazer para Casa a Colheita”. O macarrão é resfriado e feito com um processo único. Essa é a comida favorita dos moradores do sul de Fujian, na China.

Chen Ying/PLFPOTY 2022
Chen Ying/PLFPOTY 2022

“Habilidade Tradicional”, vencedora do prêmio Champagne Taittinger “Comida para Celebrar”. Em uma pequena casa de fazenda na vila de Qianlian, província de Fujian, uma família se reúne para fazer bolinhos recheados de arroz ou feijão-mungo. Eles usam um selo de madeira para carimbar a palavra “fortuna” ou “felicidade” na massa vermelha e cozinham os bolinhos em uma grande panela a vapor. Esta tradição significa que o Ano Novo será recebido com celebrações e o próximo ano será próspero.

John Carey/PLFPOTY 2022
John Carey/PLFPOTY 2022

“Putting On The Ritz”, vencedora da categoria “Comida na Mesa”. O Arts de la Table é uma experiência do The Ritz Restaurant.

Isabelle Hattink/PLFPOTY 2022
Isabelle Hattink/PLFPOTY 2022

“Bolo de Limão”, vencedora do prêmio Taittinger de “Comida de Casamento”. Em um casamento, o bolo foi cortado, mas a senhora claramente não estava feliz. Ela disse à fotógrafa que alguém havia pisado em seus dedos.

Weining Lin/PLFPOTY 2022
Weining Lin/PLFPOTY 2022

“Comida Tradicional”, vencedora na categoria “Comida para a Família”. Durante o Festival da Primavera, uma família do povo Tujia no oeste de Hunan faz tuansa, uma iguaria local especial feita de arroz glutinoso que tem um sabor leve e doce. A maioria das pessoas locais recebe tuansa como um presente ou uma oferenda.

Carolin Strothe/PLFPOTY 2022
Carolin Strothe/PLFPOTY 2022

“Pãezinhos de Abóbora”, vencedora do prêmio “Estilista de Alimentos”. Pães de brioche de abóbora macios e que têm a forma de pequenas abóboras. Para tornar a ilusão de ótica perfeita, eles foram fotografados entre abóboras reais.

Carolin Strothe/PLFPOTY 2022
Carolin Strothe/PLFPOTY 2022

“Torta Vegetal do Verão”, vencedora do prêmio “Estilista de Alimentos”. O verão é comemorado com esta espetacular torta de vegetais coberta com mussarela de búfala, queijo feta, tomates, ervilha, cebolinha e flores de milho.

Paolo Grinza/Silvia Vaulà/PLFPOTY 2022
Paolo Grinza/Silvia Vaulà/PLFPOTY 2022

“Carrot Field Forever”, vencedora da categoria “O Creme da Safra”. Esta imagem faz parte de uma série fotográfica baseada no conceito de “mãos ao trabalho” desenvolvido para o restaurante Etiko Bistrot em Torino, Itália.

Amanda Farnese/PLFPOTY 2022
Amanda Farnese/PLFPOTY 2022

“Festa Outonal da Maçã da Floresta”, vencedora do prêmio Pink Lady “Uma Maçã por Dia”. A fotógrafa perguntou a esse grupo de crianças como seria sua mesa de ‘festa do chá’. ‘Maçãs caramelizadas e bolo’ foi a resposta. “Aqui, em uma floresta outonal na Escócia, trabalhei recriando esta mesa para eles”, explicou. “Não sobraram maçãs no final do dia.”

Daniela Gerson/PLFPOTY 2022
Daniela Gerson/PLFPOTY 2022

“Salada de Melancia, Melão e Feta”, vencedora do prêmio Marks & Spencer de “Retrato de Alimento”. Todas as cores do arco-íris do melão marcam esta salada com cubos da fruta em vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde e branco com cubos de queijo feta, manjericão roxo, sal em flocos e pimenta moída fresca.

Matt Wilson/PLFPOTY 2022
Matt Wilson/PLFPOTY 2022

“Chápeu de Uva Chileno”, vencedora do prêmio Pink Lady “Fotógrafo de Comida do Ano”: Um colhedor carregando uma caixa de uvas na cabeça enquanto caminha nos vinhedos Vina Moraines em Maule, Chile.

K M Asad/PLFPOTY 2022
K M Asad/PLFPOTY 2022

“Onde Sonhos Voam para Longe”, vencedora da categoria “A Política dos Alimentos”. Uma garotinha coleta água na favela Chad Uddan em Dhaka, Bangladesh. Nas áreas de favelas urbanas, as pessoas têm acesso a água potável apenas duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Marguerite Oelofse/PLFPOTY 2022
Marguerite Oelofse/PLFPOTY 2022

“À Mesa”, vencedora do Prêmio Claire Aho para Mulheres Fotógrafas. Celebrando a herança africana, fundida com um toque de inspiração do artista pós-impressionista francês Henri Matisse. “A estética do pintor na minha fotografia cria uma sensação tridimensional usando cores, formas e texturas fortes”, explica a fotógrafa. ‘À Mesa’ é uma celebração dos frutos da nossa liberdade.

Weining Lin/PLFPOTY 2022
Weining Lin/PLFPOTY 2022

“Cozinheiro”, vencedora do Prêmio Philip Harben na categoria “Comida em Ação”. Um velho está preparando carne para legumes em um pátio banhado pelo sol. Ele corta a carne finamente e a coloca em uma bacia. É uma cena comum em uma fazenda chinesa que permite ao espectador imaginar a vida familiar por trás dela.

Anna Loraine Hartmann/PLFPOTY 2022
Anna Loraine Hartmann/PLFPOTY 2022

“Mulher das Ervas”, vencedora da categoria ‘Unearthed Food for Sale’. As luzes são esmaecidas sob o telhado ondulado, bloqueando a luz do sol para evitar que a colheita estrague. Entre os corredores escuros do movimentado mercado de Yogyakarta, na Indonésia, encontram-se apenas sorrisos de boas-vindas e produtos de boa qualidade.

Joyjit Das/PLFPOTY 2022
Joyjit Das/PLFPOTY 2022

“Processamento de Alimentos”, vencedora categoria Jovem (15 – 17): Um menino trabalhando na secagem de semai cru, uma espécie de macarrão, ao sol.

Faisal Azim/PLFPOTY 2022
Faisal Azim/PLFPOTY 2022

“Comida Depois do Trabalho”, vencedor do prêmio Food for Life do Programa Mundial de Alimentos. Eles fazem uma pequena pausa para comer marmitas trazidas de casa antes de começar a trabalhar novamente – um dia inteiro que traz salários mínimos.

Compartilhe esta publicação: