EUA devem colher maior safra de soja de sua história, diz USDA

12 de agosto de 2022
Embrapa

EUA deve bater recorde para sua colheita de soja

A produção de soja dos Estados Unidos, já estimada em um recorde, será maior do que o previsto anteriormente, pois rendimentos acima do esperado em alguns Estados como Illinois, Indiana e Ohio vão mais do que compensar reduções em lavouras a oeste do rio Mississipi, disse o governo do país hoje (12).

A produção de milho foi estimada abaixo da projeção divulgada em julho, ficando 5% abaixo do registrado no ano passado, uma vez que o tempo adverso durante períodos críticos para o desenvolvimento limitaram o potencial da safra, particularmente no sul.

Leia mais: Ovos de galinhas livres ou de galinhas em gaiolas, eis a questão

“A produção de grãos aumentou e essa foi a grande surpresa”, disse Ted Seifried, vice-presidente do Zaner Group.

Os futuros de soja na bolsa de Chicago, que vinham sendo negociados em alta ao longo da manhã, com os investidores precificando as expectativas de uma redução nas perspectivas de safra dos EUA, caíram acentuadamente após a divulgação dos dados.

Uma safra de soja maior do que o esperado poderia ajudar a repor os baixos suprimentos da oleaginosa. No entanto, a oferta global de milho e trigo continua apertada após a invasão russa na Ucrânia, importante produtor. Os embarques estão recomeçando lentamente nos portos do Mar Negro.

A colheita norte-americana de soja chegará a um recorde de 4,531 bilhões de bushels, enquanto a safra de milho foi fixada em 14,359 bilhões de bushels, de acordo com o relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

Em julho, o USDA projetava 14,505 bilhões de bushels para milho e 4,505 bilhões de bushels para a soja do país.

Analistas esperavam que o relatório mostrasse uma produção de milho de 14,392 bilhões de bushels e uma safra de soja em 4,481 bilhões de bushels, com base na média das estimativas mensuradas em uma pesquisa da Reuters.

Os rendimentos médios foram vistos em 175,4 bushels por acre para o milho e um recorde de 51,9 bushels por acre para a soja, disse o governo. Isso se compara com as previsões de mercado para 175,9 e 51,1, respectivamente, e as perspectivas de julho em 177,0 e 51,5.

Para o Brasil, o USDA manteve as projeções de 149 milhões de toneladas para a produção de soja na safra 2022/23, que começa a ser plantada em setembro, e de 126 milhões de toneladas para o milho.