Brasil deve fazer maior importação de soja em mais de 20 anos

Apresentado por
12/09/2024

6 – Soja São aproximadamente 360 milhões de toneladas anuais. O grão é essencial para a produção de óleo vegetal e ração animal. O Brasil e os Estados Unidos são os maiores produtores.

 

A estimativa safra de soja do Brasil em 2024, colhida no primeiro semestre, sofreu um novo ajuste para baixo. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a previsão agora é de 153 milhões de toneladas.

Até agosto, a Abiove estimava 153,2 milhões de toneladas para a safra deste ano. Em 2023, houve um recorde de 160,3 milhões de toneladas da colheita.

Leia também

Forbes Agro
China Importa 11,37 Milhões de Toneladas de Soja em Setembro
Forbes Agro
USDA Eleva Estimativa da Safra de Milho e Reduz Colheita de Soja dos EUA
Forbes Agro
CNA Diz Que é Preciso Superar Desafios de Financiamentos para Mitigar Emissões da Agricultura

Além disso, a associação de tradings e indústrias processadoras também elevou para uma máxima em mais de 20 anos a importação do grão pelo Brasil. Agora, a previsão é de que o país compre 930 mil toneladas do grão em 2024, ante 800 mil na estimativa de agosto. O volume representa um salto ante as 181 mil toneladas de 2023.

Caso se confirme, será a maior importação de soja pelo Brasil. O país, vale lembrar, é o maior produtor e exportador da oleaginosa, desde 2003. No ano passado, o Brasil exportou 1,19 milhão de toneladas, segundo números do governo citados pela Abiove.

Em 2023, o Brasil também atingiu uma quantidade mínima de exportação desde 2019, somando 144 mil toneladas.

Importar por quê?

Para a Abiove, não há uma relação de queda na safra e aumento das importações.

A associação afirmou que a soja importada pelo Brasil vem dos vizinhos da América do Sul. Para a Abiove, trata-se de uma “oportunidade natural” de “suplementação do mercado”. Ainda mais considerando-se um ano em que o Brasil também tem feito grandes exportações e elevado o esmagamento principalmente para a produção de biodiesel, apesar da queda na safra.

A Abiove manteve a previsão de exportação de soja do Brasil deste ano em 97,8 milhões de toneladas. Em 2023, as vendas do grão ao exterior alcançaram um recorde de 101,87 milhões de toneladas.

A associação também manteve o processamento de soja em patamar recorde. Ao todo, deve somar 54,5 milhões de toneladas, de 54,16 milhões no ano passado.

Já a exportação de farelo de soja sofreu um reajuste para cima de 300 mil, para 22 milhões de toneladas. A Abiove diz que o aumento deve-se à maior demanda do Sudeste Asiático. Ainda assim, o volume deve ficar abaixo do total de 2023 (22,47 milhões de toneladas).

A Abiove não mudou números de produção, exportação e consumo interno de óleo de soja no ano. As estimativas permanecem 11 milhões, 1,15 milhão e 9,9 milhões de toneladas, nesta ordem.

Escolhas do editor

Carreira
2 Sinais de que Seu Chefe Está Fazendo Gaslighting com Você
Escolhas do editor
De Cartier a Tiffany: Todas as Joalherias de Luxo Compram Deste Bilionário
Escolhas do editor
Quer Ser Um Bilionário? Aposte Nestes 2 Setores da Economia