Petrobras Vai Investir R$ 5,5 Bi para Converter Refinaria em Biorrefinaria

24/02/2025

Logo da Petrobras em refinaria de Paulínia

 

A Refinaria Riograndense, detida por Petrobras, Braskem e Grupo Ultra, receberá aportes de R$5,5 bilhões para sua conversão completa em biorrefinaria, afirmou a presidente da petroleira estatal, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (24).

Segundo ela, a Riograndense, no Rio Grande do Sul, será a primeira do Brasil a operar “sem nenhuma gota de petróleo”.

Leia também

Forbes ESG
Centro de Animais da Petrobras em Oiapoque Estará Pronto para Inspeção em Abril
Forbes Money
Contribuição da Petrobras na Arrecadação Total Foi de 7% em 2024
Forbes Money
Petrobras Vê Oportunidades na Argentina Devido Ao Gás de Vaca Muerta

“Será uma biorrefinaria que produzirá combustíveis somente a partir de óleos vegetais”, disse Chambriard, em seu discurso em estaleiro gaúcho em Rio Grande, durante a assinatura de contratos para a construção de navios da Transpetro.

A executiva ressaltou que a Petrobras já realizou testes de processamento de 100% de óleo de soja na refinaria, no ano passado, e que nos próximos anos a unidade será 100% convertida para produzir combustível de aviação e diesel 100% renováveis.

Os investimentos, segundo ela, permitirão a criação de 4 mil empregos diretos.

Em menor prazo, Chambriard disse que, com a Riograndense, a Petrobras ampliará a sua capacidade de fabricação de diesel co-processado, com 5% de óleo vegetal e, ainda este ano, realizará testes operacionais para a fabricação de combustível de aviação com conteúdo renovável.

A refinaria, disse ela, receberá três unidades que produzirão 44 mil barris por ano de combustível de aviação e diesel produzidos com matéria-prima 100% renovável.

Em seu discurso, a executiva destacou que o Estado do Rio Grande do Sul tem outros potenciais de investimentos e citou que a Bacia de Pelotas, onde a Petrobras tem 29 blocos exploratórios, é promissora em termos de reservas, tendo similaridades geológicas com a Namíbia, na África.

“Nós continuamos trabalhando aqui e achando que esse potencial que se apresenta na bacia da Namíbia, nós temos que procurar aqui no Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.

A CEO destacou que o campo de Búzios, na Bacia de Santos, atingiu a marca de produção de 800 mil barris por dia de petróleo, chegando mais perto de ultrapassar Tupi, que está declinando.

No evento com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a executiva disse que o campo de Tupi voltará a se chamar Lula.

Escolhas do editor

Escolhas do editor
5 Prompts do ChatGPT para Melhorar sua Escrita para Sempre
Carreira
15 Habilidades em Alta no Brasil, Segundo o Linkedin
Escolhas do editor
Brazilian Fish Cria Super Tilápia para Repetir a História da Carne Bovina