Leroy Merlin anuncia certificação internacional de sustentabilidade em 25 de suas unidades

Apresentado por
17 de maio de 2021
EyeEm/Getty Images

Leroy Merlin teve bons resultados em gestão de água e energia de suas unidades e espera certificar mais 19 delas até o final de 2021

A varejista da construção Leroy Merlin anunciou hoje (17) a certificação de 25 unidades pela AQUA-HQE, focada em construção e gestão sustentável de edifícios. A expectativa da rede é certificar todas as demais 19 unidades até o final de 2021.

A AQUA-HQE é uma certificação internacional desenvolvida a partir da francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e emitida no Brasil com exclusividade pela Fundação Vanzolini a companhias que se destacam em 14 categorias, entre elas meio ambiente, energia, conforto e saúde. No caso da Leroy Merlin, os resultados conquistados na manutenção de equipamentos e gestão de água e energia, cujo acompanhamento ocorre periodicamente para identificação de possíveis anormalidades nos consumos, foram considerados fundamentais neste processo.

LEIA TAMBÉM: O valor compartilhado da comunicação para ESG

“A certificação AQUA-HQE no ciclo operação permite que uma organização adote um sistema de gestão de edifício único para esse universo, o que chamamos de ‘organização mutualizada’. Conquistar a certificação para um conjunto de edifícios permite otimizar a disseminação da experiência adquirida, realizar um benchmarking do desempenho ambiental entre o conjunto de edifícios e alinhar os indicadores de performance com as ações estratégicas da empresa e suas métricas”, explica Felipe Queiroz Coelho, gestor técnico da AQUA-HQE.

A primeira loja certificada foi a de Niterói (RJ), em 2009. A unidade carioca foi considerada a primeira varejista do Brasil a conquistar essa certificação. De modo geral, somente nos últimos três anos a Leroy economizou mais de 3 milhões de quilowatts hora de energia, evitando a emissão de mais de 3 mil toneladas de CO2 e na atmosfera. Só em 2020 as lojas certificadas consumiram 7.853 m³ de água potável a menos se comparado com as não certificadas.

“Desde a criação do Comitê de Sustentabilidade, em 2008, a Leroy Merlin realiza ações estratégicas focadas em ESG, como o desenvolvimento local, redução das emissões de CO2, iniciativas para economia circular e oferta de produtos responsáveis aos consumidores”, afirma Andressa Borba, diretora de desenvolvimento responsável da Leroy.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.