Apresentado por       

ABDE e Fonplata assinam parceria para alavancar financiamento em projetos de desenvolvimento sustentável

Objetivo é fortalecer a atuação das instituições financeiras brasileiras na melhoria da infraestrutura local.

Redação
Apresentado por       
Compartilhe esta publicação:
Felipe Cardoso
Felipe Cardoso

A união entre as entidades nasceu com foco no fortalecimento da atuação das instituições financeiras brasileiras no financiamento de projetos que promovem a sustentabilidade

Acessibilidade


As parcerias com entidades internacionais de grande porte são fundamentais para avançar na agenda de desenvolvimento sustentável. A opinião é de Sergio Gusmão Suchodolski, presidente da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), sobre a mais nova parceria com o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), banco de desenvolvimento que envolve cinco países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A união entre as entidades nasceu com foco no fortalecimento da atuação das instituições financeiras brasileiras no financiamento de projetos que promovem a sustentabilidade. O contrato prevê, por exemplo, atividades como troca de informações, realização de estudos, organização de eventos e prospecção de oportunidades de atuação conjunta, além da captação de recursos dos associados.

VEJA MAIS: Marathon e ADM criam JV para produção de matéria-prima de combustíveis renováveis

Basicamente, a ABDE impulsiona a sustentabilidade através do financiamento de projetos de infraestrutura em áreas como energia renovável, saneamento básico, mobilidade urbana e cidades inteligentes.

“Construímos um acordo de cooperação com um amplo conjunto de atividades que fortalecem as instituições”, completa Suchodolski, que nos últimos anos tem comandado uma série de parcerias com bancos e organismos internacionais a fim de honrar os propósitos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e o Acordo de Paris.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Criada em 1969, a ABDE reúne 31 IFDs (Instituições Financeiras de Desenvolvimento) espalhadas por todo o país – entre bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento. Juntas, essas instituições compõem o SNF (Sistema Nacional de Fomento).

Além da Fonplata, a associação também tem parcerias ativas com entidades como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Alide (Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento), a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit e a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: