Febre pelos saltos-pirâmide de Amina Muaddi vai muito além do Instagram

Getty Images
Getty Images

Amina Muaddi se especializou em Riviera del Brenta, o berço dos calçados na Itália

Uma coisa é certa: quando Amina Muaddi (romena filha de jordaniano) não está “desfilando” por Paris ou Milão, alguma mulher ao redor do globo está andando e calçando suas criações. Apesar da pouca idade (33), Amina deu bons passos na indústria: em 2013, aos 26 anos, a jovem cofundou a marca de sapatos italiana Oscar Tye. Em paralelo, firmou colaborações fixas com o designer Alexandre Vauthier.

Formada no Istituto Europeo di Design, Amina se especializou em Riviera del Brenta, o berço dos calçados na Itália – e nunca mais saiu desse caminho. Quando decidiu voar sozinha, em 2018, fez do seu nome a sua marca e criou um salto-assinatura, que tem base em formato de pirâmide, reconhecível de longe. Os modelos de sapatos, desenhados em Paris e fabricados na Itália, são batizados com nomes femininos, como Bianca e Lupita.

LEIA MAIS: Fabricante de sapatos de Hong Kong, Lane Eight abraça sustentabilidade com materiais reciclados e veganos

À venda nos principais e-commerces (como a Farfetch e Net-a-Porter) e lojas físicas, a marca construiu uma base global: muito devido ao Instagram (a conta pessoal da designer tem 414 mil seguidores; a profissional, 197 mil).

Entre as duas coleções passadas (outono-inverno 2018 e primavera-verão 2019), as vendas da marca cresceram 400%. Entre os feitos do último ano está o convite de Rihanna para Amina criar os sapatos da sua marca Savage X Fenty. Segundo a plataforma de buscas Lyst, sua sandália “Gilda” é a segunda mais procurada (entre outubro e novembro de 2019, as buscas cresceram 73%), perdendo apenas para um cinto clássico da Gucci. O feito mais recente é o lançamento de uma coleção cápsula com o Mytheresa.

Veja, na galeria de fotos abaixo, três modelos emblemáticos de Amina Muaddi:

  • Naima

    É um tamanco básico, com tiras finas e uma tira no dedão. São diversas cores disponíveis (azul, dourado, preto, gelo…), que são revisitadas a cada coleção. Disponível em couro e camurça. Entre as clientes, Rihanna e Jorja Smith (a cantora calçava o modelo no duo com John Legend durante o Global Citizen Price)

    Divulgação
  • Gilda

    É o modelo hit. Os pés são sustentados por duas tiras finas de couro com strass aplicados e uma tira no calcanhar. O bico do sapato é quadrado e o salto é “o assinatura”. Algumas personalidades que já desfilaram por aí usando o Gilda: Rosie Huntington-Whiteley, Hailey Baldwin e Tessa Thompson.

    Divulgação
  • Begum

    Uma revisitação ao scarpin. Encontrado em duas versões. O mais básico, de seda, ou o “sucesso total”: tiras finas no calcanhar, laterais abertas, feito de PVC, nas cores rosa, azul e transparente. A versão transparente foi usada
    por Mariah Carey, Kendall Jenner e Keltie Knight. Ambas versões têm salto com base de pirâmide e fivela com pedras.

    Divulgação

Naima

É um tamanco básico, com tiras finas e uma tira no dedão. São diversas cores disponíveis (azul, dourado, preto, gelo…), que são revisitadas a cada coleção. Disponível em couro e camurça. Entre as clientes, Rihanna e Jorja Smith (a cantora calçava o modelo no duo com John Legend durante o Global Citizen Price)

Reportagem publicada na edição 76, lançada em abril de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).