Hotéis Carmel valorizam hospitalidade e luxo pé na areia no Ceará

19 de junho de 2024
Divulgação

Piscina de borda infinita é o coração do Carmel Taiba, o resort mais exclusivo do grupo

Imagine a seguinte cena: uma noite estrelada, o som das ondas e a suave brisa do mar. Os pés descalços sentem a areia, enquanto os olhos só conseguem prestar atenção no fogo. A brasa, feita com pedaços de cocos secos, estrala enquanto um pescador local assa um belo peixe, pescado poucas horas antes do jantar – mais fresco, impossível. Quando pronto, ele é servido de um jeito típico (e deliciosamente) cearense, com raspas de rapadura, limão e tapioca.

A experiência gastronômica do pescador rústico é uma das mais autênticas oferecidas pela rede cearense Carmel Hotéis, hoje sinônimo de hospitalidade de luxo no estado. Nos arredores de Fortaleza, o grupo criado no início dos anos 2000 tem três propriedades à beira-mar: o Carmel Taíba, o Charme e o Cumbuco – uma quarta, a Icaraizinho, está prevista para 2025.

Cada qual com sua identidade e público, o trio de hotéis segue uma lógica em comum: tranquilidade pé na areia, estrutura impecável de praia, culinária de alto nível e experiências deliciosas de bem-estar, tudo com um toque da cultura local.

Divulgação

Piscina com a praia da Taiba ao fundo

A privacidade também é um diferencial da rede. Em meio a mega resorts, com centenas de quartos, o Carmel não passa de 88 suítes em seu maior hotel, o Cumbuco. Nos outros dois, o número é menos da metade: são 35 acomodações, entre bangâlos, quartos, vilas e lofts.

A Forbes esteve nas propriedades do grupo e conta como é a experiência por lá. Confira a seguir.

Carmel Taíba: requinte e exclusividade

Inaugurado em 2019 com foco no mercado de luxo, não demorou muito para que o Carmel Taíba se tornasse o resort mais cobiçado da marca. Não é à toa. A 75 quilômetros de Fortaleza, na praia que dá nome ao resort, ele é o mais exclusivo e sofisticado dos três, com um clima de oásis moderno de bem-estar perfeito para casais – mas não só.

Lobby do Carmel Taíba
Entrada do hotel, com pedras e espelhos d'água

Logo na entrada, depois de passar por um paredão de pedras e um espelho d’água, a vista se abre para um elegante lobby, com a imensidão do mar verde-água no horizonte. Elevado sobre as rochas das falésias cearenses, os coqueiros que emolduram a paisagem se balançam com gosto, já dando as caras de uma das principais características da região: o vento. Por isso não é surpresa ver várias turbinas eólicas pela costa e alguns pontinhos coloridos pelo céu e mar; são as pranchas com pipas dos adeptos do kitesurf, esporte dos ventos popular na região.

Não bastasse a paisagem que te dá as mais charmosas boas-vindas ao Ceará, a recepção fica completa com os mimos da equipe Carmel: água de coco, shots refrescantes e granitas de vários sabores, como manga e caipirinha de limão. Show de hospitalidade.

Não muito longe do lobby, a praia está logo embaixo dos rochedos, a uma curta descida a pé. Na maré baixa, dá para aproveitar as pequenas piscinas naturais que se formam ao longo da faixa de areia. Finalmente, depois de se refrescar, é hora de degustar um coco gelado e espetinhos de fruta do serviço de praia – que também oferece toalhas geladas para espantar o calor. Ainda vale fazer uma caminhada para descobrir as cavernas que se formam no paredão rochoso que fica à mostra quando a água baixa.

Essa proximidade da areia e mar encanta, mas a grande estrela mesmo é a piscina de borda infinita. Ela é o coração do hotel, se estendendo por boa parte da área comum externa. Um dos programas preferidos da estadia, sem dúvidas, é passar a tarde em uma das várias espreguiçadeiras (ou puffs dentro d’água) relaxando sob o sol, coqueirais e o som do oceano.

O entardecer é um momento mágico no Taíba
Pôr-do-sol, sem filtros, na beira da piscina
Vista ao anoitecer

O ápice do relax mesmo é ao entardecer. É da piscina que se aprecia o pôr-do-sol, momento em que o céu e mar se transformam em tons de amarelo e laranja sob a trilha sonora das ondas e canções de MPB.

Também há uma piscina aquecida e sauna ao lado da academia, além de uma raia que toca música embaixo d’água. Quem prefere mais privacidade pode escolher entre as várias jacuzzis espalhadas pelo hotel, inclusive nas quatro vilas mais exclusivas do Taíba: Vila Nordestina, Jangadeiro, Pescador e Rendeira.

Divulgação

Vista para o mar direto da Vila Pescador, com piscina e jacuzzi privativas

A vila Pescador foi a que chamei de lar durante a estadia, com impressionantes 200 metros quadrados e um jardim privativo com piscina particular. De frente para o mar, não há linha definida entre a água doce e a salgada; a sensação é realmente de estar em alto mar. Cercado por vidro, mas com muita privacidade, dá para apreciar a vista do box do banheiro, da banheira de hidromassagem ou da cama (deliciosa, por sinal).

No quarto, uma das melhores experiências certamente é a barca flutuante de café da manhã. Com uma variedade de pães artesanais, frios (queijo coalho não pode faltar!) e frutas frescas, ela é feita para ser consumida na piscina – perfeito para casais.

Café na barca, servido na piscina do quarto
Restaurante Cipó, o principal do hotel

A gastronomia, aliás, é outro ponto forte do Carmel Taíba. O café da manhã no restaurante principal, o Cipó, é imbatível: pense em sucos funcionais, bolos e doces típicos, cuscuz, açaí, tapiocas com vários recheios, mel direto do favo e mais, tudo farto e delicioso. É um ótimo jeito de começar o dia.

No Cipó também é servido um menu de almoço e jantar recheado de peixes, frutos do mar e ingredientes locais, com um toque moderno. Entre meus favoritos, a releitura de baião de dois (risoto com carne de sol desfiada, feijão verde e cubos de queijo coalho grelhado) e o polvo ao vinagrete de amêndoas. Das sobremesas, destaque para a cocada de forno, servida com sorvete de tapioca.

Para uma noite especial, marque a experiência do pescador rústico que mencionei no começo. Ela é exclusiva do Carmel Taíba e uma das mais genuínas (e deliciosas) para conhecer mais da cultura cearense.

Foto: Giovanna Simonetti

Experiência do pescador: na foto, o pescador local Erivaldo assa um peixe inteiro sobre a brasa de cocos secos

E para os momentos em que não estiver nem descansando na piscina e nem comendo, escolha uma das terapias do spa by Caudalie. Por lá, estão disponíveis tratamentos de face e corpo à base das propriedades terapêuticas das uvas de Bordeaux.

O cardápio de atividades ainda inclui aulas de kitesurf, surf e yoga; passeios de barco, buggy, UTV, quadriciclo e fat bike, bem como sessões de cinema ao ar livre. Os pequenos também podem aproveitar o dia no Carmelzinho, o espaço de recreação kids com monitores do hotel. Enfim, opção é o que não falta.

Spa Carmel by Caudalie, ambiente relaxante que lembra os espaços de wellness asiáticos
Yoga com vista para o mar

Carmel Charme Resort: o nome não é à toa

Antiga casa de veraneio da família fundadora da rede, transformada em resort nos anos 2000, o Carmel Charme Resort realmente entrega um clima familiar delicioso. Aqui, a vibe não é imponente: é intimista, discreta, mas sem perder atenção aos detalhes e pequenos luxos da hospitalidade. Diria que é a melhor opção para casais com crianças pequenas (apesar de atender perfeitamente outros tipos de público).

Divulgação

Piscina do Carmel Charme, com bar molhado e jacuzzis ao redor

A 40 quilômetros da capital cearense, o resort fica na praia do Barro Preto, em meio a uma sossegada vila de pescadores em Aquiraz. A praia (a mais pacata dos três resorts) tem areia fofa branquinha, mar morno e grandes rochas que a cercam nas laterais – o que garante privacidade ao hotel.

Não faltam opções para apreciar a bela vista, basta escolher: redes e espreguiçadeiras na areia; puffs, cadeiras de balanço suspensas nos coqueiros e sofás de diferentes tamanhos na grama. Ou direto dos dois bangâlos, os quartos mais exclusivos entre as 35 acomodações do Charme. Seus 134 m² incluem uma piscina privativa de frente para o mar, que se integra até o banheiro enorme da suíte – você sai da piscina para a banheira de hidromassagem em um pulo.

Divulgação

Bangalô do Charme, com jardim e piscina privativa

Leia também:

Já os espaços comuns seguem a mesma lógica do Taiba: café da manhã delicioso em um espaço de cara para a praia; um spa Caudalie; e uma piscina gigante, aqui com um bar molhado e jacuzzis aquecidas ao redor. Por vezes, para quem quer se manter ativo, o resort tem aulas de yoga ao ar livre direto do terraço da academia, uma quadra de tênis e um espaço de vôlei na areia.

Ademais, duas experiências gastronômicas se destacam. Para um fim de tarde memorável, escolha o piquenique montado em frente à praia, com tábua de frios, toasts, clericot e outras delícias. Já no jantar, um menu degustação usa técnicas contemporâneas para mostrar pratos da culinária regional, como a carne de caju e o camarão com molho de cajá e tapioca.

Divulgação

Spa do Carmel Charme

Carmel Cumbuco Resort: kitesurf e aventura versão família

A 30 minutos de Fortaleza, em uma das praias mais famosas do Ceará, o Carmel Cumbuco Resort tem uma atmosfera diferente dos outros dois hotéis do grupo.

Em parte porque é maior: são 88 acomodações e uma estrutura colossal para acomodar todos os hóspedes sem parecer lotado. Isso envolve não apenas uma piscina quilométrica, mas uma dezena de jacuzzis e várias espreguiçadeiras, redes e casinhas para descansar na praia. Tudo literalmente a um passo de distância do hotel, o mais pé na areia da rede. Já quem quiser mais privacidade, pode optar pelos quartos (que variam entre 23 e 48m²) com piscinas e jacuzzis na varanda.

Carmel Cumbuco visto de cima, com sua larga piscina
Jacuzzis e toda a estrutura de praia ficam praticamente pé na areia em Cumbuco

Outro detalhe é seu DNA esportivo, indissociável da região. Cumbuco é mundialmente conhecida pelos ventos durante o ano todo. Isso a torna um destino queridinho da prática de kitesurf e outros esportes náuticos, e pelas dunas (perfeitas para um passeio de buggy). São tantas atividades que o foco não é ficar no hotel o dia inteiro, como no Taíba e o Charme; é aproveitar os vários atrativos naturais da região.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O hotel incentiva isso através do seu kite clube exclusivo, que aluga equipamentos e dá aulas de kitesurf com professores credenciados. Quadra de beach tennis e vôlei de praia também estão entre os atrativos. Além disso, atividades como sandboard, passeio de jangada, quadriciclo ou a cavalo podem ser organizados pelos guest relations do Cumbuco.

Foto: Giovanna Simonetti

Mar de kites no céu, em Cumbuco