Eu tive o prazer de participar do desfile em comemoração aos 25 anos de uma das marcas de luxo mais importantes da Índia, Sabyasachi – fundada pelo designer de mesmo nome – em Calcutá – e ainda pouco conhecida entre os brasileiros. . A marca, hoje, vende nos endereços mais exclusivos do mundo, como Bergdorf Goodman e Printemps, além de ter 7 lojas próprias, que são um show à parte. Sabyasachi é uma marca que desafia as normas da moda e transporta as habilidades tradicionais para a relevância moderna. É tudo muito lindo de se ver.
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Esta coleção comemorativa do 25º aniversário é uma mistura extraordinária de contrastes de cores, texturas e técnicas. Desde bordados requintados que criam a ilusão de tweed até apliques de veludo sobrepostos com pele sintética, algodão japonês imaculado justaposto com pashmina, poliéster reciclado e couro de avestruz granulado, a coleção é um testemunho da diversidade de suas inspirações e da arte de seus designs. Qualquer look está repleto de referências impressionantes – como a bandana de Frida Kahlo, o crucifixo inspirado em Madonna, a blusa branca que imita a austeridade de sua avó, e as joias brilhantes que lembram o estilo maximalista de sua avó.
Mas é Calcutá, uma cidade de suprema opulência e sofisticação intelectual, que continua a ser o centro da sensibilidade do design de Sabyasachi. Com sua rica história e cultura vibrante, sua cidade natal tem sido uma inspiração constante para seus designs. Residente de longa data, todas as coleções – joias, roupas ou acessórios – são feitas à mão lá.
Toda essa coleção reflete a sustentabilidade tanto do ponto de vista da produção quanto do consumo, pois peças de alta qualidade, feitas com cuidado, duram mais e merecem ser repetidas. Preservar a arte e o artesanato de forma eficaz exige tornar esses elementos úteis nos contextos modernos, permitindo o uso cotidiano – e não apenas em eventos especiais ocasionais – e adaptando as práticas patrimoniais de forma dinâmica para permanecerem relevantes para os estilos de vida contemporâneos.
Rafael Azzi é publicitário, fundador da Agência de Relações Públicas e Business Development AZZI+CO, com sede em Nova York e escritório em São Paulo, e especialista no mercado de luxo.
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