Novos ícones

A convite da Volvo, a comunicadora Luiza Brasil reflete sobre a importância dos ícones para a moda contemporânea e apresenta o C40, modelo 100% elétrico da marca

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C40, o modelo 100% elétrico da Volvo

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O que significa ícone para você? Na semiótica estudada em comunicação, é o signo que apresenta semelhança com o objeto que representa. No showbizz, é uma pessoa ou um evento emblemático. Na internet, o meme que nos prende à timeline. Na moda, assim como para o automobilismo, é quem não teme a disrupção e que, a partir do senso criativo e de transformação, rompe padrões de comportamento sem deixar de ser consciente, sensível e atento ao mundo e ao seu entorno.

Para mim, ícones são pessoas e marcas que, com seus repertórios, constroem suas próprias referências. Sábias, deixam o seu legado por onde passam e estabelecem diálogos entre tradição e inovação, tornando-se tradutores da sociedade.

Tudo o que é icônico também carrega em si grandes responsabilidades. E posso te garantir que a maior delas é a de reinventar o curso da história.

Na moda, reverencio quem veio antes de mim, como o editor André Leon Talley, a empresária Costanza Pascolato, o estilista Dapper Dan, a comunicadora Erika Palo-mino e o diretor Virgil Abloh. Admiro nomes inspiradores de minha geração como as empresárias Rihanna e Magá Moura, a galerista Igi Ayedun e a jornalista Thai de Melo Bufrem. Também aprecio os “viradores de jogo” do futuro, como é o caso dos profissionais envolvidos na foto dessa edição, que emprestam seu talento para pro-vocar e sugerir ao mercado narrativas visuais conectadas ao global, ao mesmo tempo em que enaltecem a identidade nacional.

No entanto, jamais abrirei mão de valorizar o agora, e ele tem nome: C40 Recharge. Não é meramente um carro, mas uma ferramenta de revolução da mobilidade urbana. É o desafio de repensar os impactos ambientais a partir de uma condução sem emissões e que, mesmo sem uso de couro, entrega sofisticação. É a empatia que simplifica a vida, como a dos comandos de voz entendidos pelo sistema Google nativo do carro, e a partida sem botão. O acabamento Topography com detalhes que remetem a mapas de paisagens naturais suecas e a Fjord Blue, cor exterior exclusiva inspirada nas geleiras escandinavas que, além de serem deleites visuais, resgatam em nós o valor de lembrar das origens. O teto panorâmico mostra que tão importante quanto chegar ao destino é também aproveitar a jornada.

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A comunicadora Luiza Brasil

Me orgulho de ser embaixadora do modelo, que é o primeiro carro da Volvo (@volvocarbr) nascido para ser exclusivamente 100% elétrico, e saber que o nosso caso de amor engloba muito além da paixão por design e experiências exclusivas. Pensamos o futuro a partir de mudanças efetivas no presente, desbravamos novos lugares, ocupamos novos territórios – e tudo isso com a chancela de sermos importantes marcadores sociais e culturais de nossos tempos.

Criatividade, respeito, segurança, ousadia e inteligência: habilidades imprescindíveis para os ícones do agora, que conduzem suas vidas com muita inventividade e articulam reais mudanças para si e para os outros.

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*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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